As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor

Autores

  • Gilton Sampaio de Souza PPG Letras da UERN - PPGL/UERN
  • Ananias' Agostinho da Silva PPGL/UERN
  • Rosângela Alves dos Santos Bernardino PPGL/UFRN

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.21000

Palavras-chave:

posições de sujeito, discurso, mídia

Resumo

Identificar e analisar as diferentes posições de sujeito
assinaladas em discursos midiáticos que tratam do conteúdo do livro
didático “Por uma vida melhor”, distribuído para quase meio milhão
de alunos de escolas públicas brasileiras. Este livro causou uma
grande polêmica na mídia por apresentar frases com “erros” de
ortografia e gramática, concebendo-as como possíveis de serem
utilizadas em situações reais de uso da língua. Para a análise desses
discursos, utiliza-se o arcabouço teórico-metodológico da Análise do
Discurso (AD) de orientação francesa. De modo especial, os trabalhos
desenvolvidos por Foucault (1979, 1986, 1995, 2004, 2010) sobre as
noções de sujeito, discurso, formação discursiva, acontecimento e
poder; e em estudos realizados por pesquisadores como Brandão
(2004), Gregolin (2003, 2004, 2007), Guilhaumou & Maldidier
(1994), Orlandi (2007) e Possenti (2006).

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Publicado

2011-12-14

Como Citar

DE SOUZA, G. S.; DA SILVA, A. A.; BERNARDINO, R. A. dos S. As posições de sujeito em discursos veiculados na mídia: sobre a polêmica do livro didático Por uma vida melhor. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 2, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.21000. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21000. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos