A formação de contextos comunicativos para o entendimento negociado de questões coletivas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2008.v2.20973Palavras-chave:
contextos comunicativos, audiência pública, licenciamento ambiental de barragensResumo
Este artigo propõe-se a explorar a dinâmica de definição eentendimento de um problema público como um processo comunicativo
marcado pela construção de contextos nos quais os interlocutores negociam
perspectivas de maneira deliberativa. A partir desta perspectiva, empreendese
uma investigação empírica acerca da disputa argumentativa travada em
uma Audiência Pública (2002) a respeito do processo de licenciamento
ambiental de uma Pequena Central Hidrelétrica no município de Aiuruoca, sul
de Minas Gerais. Evidencia-se como contextos extraordinários de discussão
podem reunir diferentes atores do sistema político e das esferas cívicas,
promovendo oportunidades de explicitação das principais linhas de conflito e
de expressão de demandas e necessidades urgentes. Ressalta-se que tais
oportunidades fazem parte de um processo deliberativo ampliado e, ainda que
seu resultado prático não seja perceptível a curto prazo, elas permitem que os
interlocutores aprimorem suas capacidades reflexivas de interpretação das
diferentes dimensões dos problemas públicos que os concernem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-06-05
Como Citar
GUICHENEY, H.; MARQUES, A. C. S. A formação de contextos comunicativos para o entendimento negociado de questões coletivas. Lumina, [S. l.], v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.34019/1981-4070.2008.v2.20973. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20973. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).