A formação de contextos comunicativos para o entendimento negociado de questões coletivas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2008.v2.20973Palavras-chave:
contextos comunicativos, audiência pública, licenciamento ambiental de barragensResumo
Este artigo propõe-se a explorar a dinâmica de definição eentendimento de um problema público como um processo comunicativo
marcado pela construção de contextos nos quais os interlocutores negociam
perspectivas de maneira deliberativa. A partir desta perspectiva, empreendese
uma investigação empírica acerca da disputa argumentativa travada em
uma Audiência Pública (2002) a respeito do processo de licenciamento
ambiental de uma Pequena Central Hidrelétrica no município de Aiuruoca, sul
de Minas Gerais. Evidencia-se como contextos extraordinários de discussão
podem reunir diferentes atores do sistema político e das esferas cívicas,
promovendo oportunidades de explicitação das principais linhas de conflito e
de expressão de demandas e necessidades urgentes. Ressalta-se que tais
oportunidades fazem parte de um processo deliberativo ampliado e, ainda que
seu resultado prático não seja perceptível a curto prazo, elas permitem que os
interlocutores aprimorem suas capacidades reflexivas de interpretação das
diferentes dimensões dos problemas públicos que os concernem.
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Publicado
2008-06-05
Como Citar
GUICHENEY, H.; MARQUES, A. C. S. A formação de contextos comunicativos para o entendimento negociado de questões coletivas. Lumina, [S. l.], v. 2, n. 1, 2008. DOI: 10.34019/1981-4070.2008.v2.20973. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20973. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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