Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja

  • Alexandre Rossato Augusti
Palavras-chave: jornalismo, comportamento, valores

Resumo

Com o objetivo de responder como a revista Veja constrói comportamentos e institui sentidos sobre os valores que norteiam esses comportamentos, foram analisadas 22 reportagens de capa, sobre comportamento, para apontar os principais valores que a revista destaca como centrais. Após identificar os valores e suas marcas discursivas, foi realizado um mapeamento da presença desses valores no discurso de Veja sobre o comportamento contemporâneo. Esse mapeamento indica que podem ser reunidos em três grupos: valores dominantes; intermediários; e residuais. Serão analisados os valores intermediários, único grupo que reúne todos os tipos motivacionais2 compreendidos na análise: hedonismo, auto-realização, poder social, autodeterminação e estimulação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-06
Como Citar
AUGUSTI, A. R. Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja. Lumina, v. 4, n. 2, 6 dez. 2010.
Seção
Artigos