Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20928Palavras-chave:
jornalismo, comportamento, valoresResumo
Com o objetivo de responder como a revista Veja constrói comportamentos e institui sentidos sobre os valores que norteiam esses comportamentos, foram analisadas 22 reportagens de capa, sobre comportamento, para apontar os principais valores que a revista destaca como centrais. Após identificar os valores e suas marcas discursivas, foi realizado um mapeamento da presença desses valores no discurso de Veja sobre o comportamento contemporâneo. Esse mapeamento indica que podem ser reunidos em três grupos: valores dominantes; intermediários; e residuais. Serão analisados os valores intermediários, único grupo que reúne todos os tipos motivacionais2 compreendidos na análise: hedonismo, auto-realização, poder social, autodeterminação e estimulação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).