Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja

Autores

  • Alexandre Rossato Augusti

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20928

Palavras-chave:

jornalismo, comportamento, valores

Resumo

Com o objetivo de responder como a revista Veja constrói comportamentos e institui sentidos sobre os valores que norteiam esses comportamentos, foram analisadas 22 reportagens de capa, sobre comportamento, para apontar os principais valores que a revista destaca como centrais. Após identificar os valores e suas marcas discursivas, foi realizado um mapeamento da presença desses valores no discurso de Veja sobre o comportamento contemporâneo. Esse mapeamento indica que podem ser reunidos em três grupos: valores dominantes; intermediários; e residuais. Serão analisados os valores intermediários, único grupo que reúne todos os tipos motivacionais2 compreendidos na análise: hedonismo, auto-realização, poder social, autodeterminação e estimulação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-06

Como Citar

AUGUSTI, A. R. Os sentidos produzidos pelos valores sustentados no discurso da revista Veja. Lumina, [S. l.], v. 4, n. 2, 2010. DOI: 10.34019/1981-4070.2010.v4.20928. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20928. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos