O impacto de mídias sociais sobre as práticas museológicas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2010.v4.20920Palavras-chave:
museus, mídias sociais, comunicaçãoResumo
As exigências da “era da informação” têm levantado novas questões para os museus. Argumenta-se que os museus precisam deixar de ser fornecedores de informações e prover um conhecimento e ferramentas úteis para os visitantes explorarem suas próprias idéias e chegarem às suas próprias conclusões (Bradburne, 1998; Hein, 1997), o que é especialmente relevante hoje com o aumento do acesso a tecnologias, como a internet, que “puseram o poder da comunicação, da informação, da coleta e análise nas mãos dos indivíduos do mundo” (Freedman, 2000, p. 299). Afirmou-se também que os museus devem se tornar mediadores da informação e do conhecimento para uma gama de usuários acessarem em seus termos, através de suas próprias escolhas, e dentro de seu próprio tempo e lugar. Este artigo explora o impacto dos meios de comunicação social sobre os museus, utilizando três áreas da prática museológica como exemplos: aprendizagem, desenvolvimento de exposições e mudança organizacional.
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