Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira

Autores

  • Vinícius Pereira
  • Beatriz Polivanov
  • Andrea Hecksher
  • Maurílio Alberone
  • Rafael Carvalho
  • Bruno Loureiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2011.v5.20895

Palavras-chave:

TV digital, propaganda, internet

Resumo

Tendo em vista as reconfigurações ocorridas no cenário
midiático nos últimos anos, a Peta5, empresa incubada na Universidade
Federal Fluminense, vem desenvolvendo uma tecnologia
inovadora para TV digital aberta que permite o direcionamento do
filme publicitário a nichos. Desse modo, públicos-alvo diferentes
recebem mensagens publicitárias de acordo com seus perfis. Para
realizar o mapeamento da demanda dos possíveis consumidores de
tal tecnologia, realizamos dois grupos focais com jovens universitários,
nos quais foi apresentada e discutida a proposta da
ferramenta. Foram ainda debatidos seus hábitos de consumo da TV
analógica e do computador. Observou-se, entre outras questões, que o
direcionamento da propaganda foi considerado pela maioria como
um fator agregador à televisão digital e que o uso da televisão hoje
está mais atrelado a uma ideia de “fazer companhia” do que prover
conteúdo, função que estaria sendo exercida pela Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-06-06

Como Citar

PEREIRA, V.; POLIVANOV, B.; HECKSHER, A.; ALBERONE, M.; CARVALHO, R.; LOUREIRO, B. Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira. Lumina, [S. l.], v. 5, n. 1, 2011. DOI: 10.34019/1981-4070.2011.v5.20895. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20895. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos