Jurema é corpo, não é cabeça: Encantamento, aprendizado e transformação entre caboclos e caboclinhos

Publicado 2025-02-02
Palavras-chave
- Jurema,
- Caboclos,
- Corpo,
- Memória,
- Território
Como Citar
Copyright (c) 2025 Maria Acselrad

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Neste artigo discuto aspectos que permitem evidenciar as conexões existentes entre a tradição dos caboclinhos e a jurema, religião de matriz afro-indígena, invisibilizadas durante tanto tempo, devido à perseguição empreendida por regimes políticos racistas e autoritários. Através das práticas rituais, dos processos de transmissão, da fabricação dos corpos e de sua relação com o poder de transformação da jurema, tais conexões se revelam a partir de etnografia, realizada em Goiana, Pernambuco, à luz de uma antropologia da dança, acrescida da análise de registros sonoros e audiovisuais produzidos pela Missão de Pesquisas Folclóricas, em 1938, sobre os caboclinhos e o catimbó, nome pelo qual era conhecido o culto à jurema no passado, no Nordeste do Brasil. Acreditando que esta reflexão pode contribuir para a compreensão de aspectos importantes no que diz respeito às relações existentes entre dança e religiosidade, na caracterização de territórios constituídos por memórias afro-indígenas, abordarei discussões sobre a natureza dos caboclos e sua relação com os caboclinhos, em situações que envolvem as noções de guerra e cura, por meio da experiência do encantamento.
Downloads
Referências
- Alvarenga, Oneyda. Catimbó, São Paulo: Registros Sonoros de Folclore Musical Brasileiro, 1949.
- Andrade, Mario. Danças Dramáticas do Brasil, 2º tomo, Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1982.
- Andrade, Mario. Música de feitiçaria, Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1983.
- Assunção, Luiz. “Os Mestres da Jurema. Culto da Jurema em Terreiros de Umbanda no Interior do Nordeste”. In: Prandi, Reginaldo, org. Encantaria Brasileira: o Livro dos Mestres, Caboclos e Encantado, Rio de Janeiro: Pallas, 2001, p. 182-215.
- Austin, John Langshaw, How to do Things Whith Words, Oxford: Oxford University Press, 1962, Quand dire c’est faire, (tradução francesa) Gilles Lane, Paris: Éditions du Seuil, Coll. "Points Essais", 1991.
- Campos, Zuleica Dantas Pereira. “O combate ao catimbó: práticas repressivas às religiões afro-umbandistas nos anos trinta e quarenta”, (Tese de Doutorado) Programa de Pós-Graduação em História/UFPE, Recife, 2001.
- Grünewald, Rodrigo, org. Toré: regime encantado do índio do nordeste, Editora Massangana, Recife, 2005.
- Guilcher, Jean-Michel. "Aspects et problèmes de la danse populaire tradicionelle" in: Ethnologie Française 1/2, CNRS, Faculté de Brest, 7-48, 1971.
- IBGE. Censo Demográfico, 2010.
- Le Breton, David. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.
- Leenhardt, Maurice. Do Kamo, Paris: Gallimard, 1947.
- Luz, Pedro. Carta Psiconáutica, Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2015.
- Oliveira, Alexandre A. Santos de. “Juremologia: uma busca etnográfica para sistematização de princípios da cosmovisão da jurema sagrada”, (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2017.
- Prandi, Reginaldo, org. Encantaria Brasileira: o Livro dos Mestres, Caboclos e Encantado, Rio de Janeiro: Pallas, 2001.
- Salles, Sandro. À sombra da Jurema Encantada: mestres juremeiros na Umbanda de Alhandra, Recife: EDUFPE, 2010.
- Salles, Sandro. "Religião, memória e festa", comunicação oral, in: 2º Simpósio Nordeste da Associação Brasileira História das Religiões, Recife, 2015.
- Santos, Climério de Oliveira. “O Grito de Guerra dos Cabocolinhos: Etnografia da Performance Musical da Tribo Canindé do Recife”. (Dissertação de Mestrado) Departamento de Música, CCHLA/UFPB, João Pessoa, 2008.
- Santos, Climério e Tarcísio Soares Resende. Batuque Book - Cabocolinho, Ed. autor, Recife, 2009.
- Shapanan, Francelino de. "Entre Caboclos e Encantados, mudanças recentes em cultos de Caboclo na perspectiva de um chefe de terreiro" In: Encantaria Brasileira: o livro dos Mestres, Caboclos e Encantados, Rio de Janeiro: Pallas, 2004, p. 318-330.
- Viveiros de Castro, Eduardo. Introdução aos "Mitos indígenas inéditos na obra de Curt Nimuendaju", Sessão Documento, nº 21 da Revista do Patrimônio Histórico Nacional - IPHAN, 1986.