O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto está em espaço 1,5, justificado; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto.
  • Os artigos estão ajustados entre 15 e 25 páginas e as resenhas entre 3 e 5 páginas, sempre em português, inglês, francês ou espanhol.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de artigos e resenhas:

ORCID:

É obrigatório informar o código ORCID. Se necessário, registre-se em: https://orcid.org/signin

A Locus – Revista de História é um periódico com mais de vinte anos de atuação na difusão e produção de conhecimento histórico. Vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a revista recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo e de acordo com os dossiês propostos e coordenados por pesquisadores reconhecidos na área (para consultar os próximos dossiês, ver anúncios na seção “notícias”).

Todas as contribuições sugeridas serão submetidas à avaliação de pareceristas conceituados, ficando a aprovação ou não do texto sujeita a seu julgamento. No caso dos pareceristas sugerirem modificações, a publicação estará a elas condicionada. Ao submeter a proposta, o(a) autor(a) é responsável pelo ineditismo do texto, pela exatidão dos dados apresentados e pelas opiniões nele contidas. Em caso de verificação de plágio ou do não ineditismo do material, a revista se reserva o direito de desconsiderar a proposta. O(a) autor(a) fica também ciente de que a publicação do texto implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Locus – Revista de História.

As propostas devem ser submetidas sem qualquer forma de identificação dos autores. Ela se dará internamente pelo registro preenchido na página de cadastro antes do envio do texto. Para evitar o reconhecimento da autoria, referências diretas e pessoais aos autores ou a seus trabalhos prévios devem ser evitadas. Além disso, o arquivo deverá ter a autoria apagada antes da submissão. Para tanto, em documentos do Microsoft Office, a identificação deve ser removida das propriedades do documento no menu Arquivo > Propriedades > Pessoas Relacionadas ou em Arquivo > Salvar como > Autores. Em arquivos Mac, a remoção deve ser feita em Opções no Mac > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salva.

Autores e autoras de propostas devem, obrigatoriamente, ter o grau mínimo de doutorado. A não verificação dessa condição implicará na automática reprovação do texto. Havendo mais de um autor, os editores serão informados, através de documento suplementar, qual a contribuição que cada um deu ao texto, da pesquisa à redação final. Não é permitida a publicação de orientador com orientando.

A Locus – Revista de História não cobra taxa de submissão, assim como também não cobra taxa de processamento de artigo (APC). O autor que publicar na Locus, precisa aguardar no mínimo 6 edições (3 anos) para voltar a publicar novamente na revista. Toda e qualquer submissão deve se orientar ainda pelas seguintes normas técnicas, sob pena de desconsideração da proposta.

 

• Os textos submetidos para apreciação podem ser enviados em português, inglês, francês ou espanhol. Todos os textos devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, justificado e com deslocamento da primeira linha em 2,5 cm. As margens deverão ser de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita).

• Citações: documentais e/ou bibliográficas com mais de três linhas devem ser destacadas do texto com o seguinte formato: Tamanho da fonte 10, espaço simples, alinhamento justificado, margem esquerda 2,5 cm, sem deslocamento da primeira linha, espaçamento antes e depois de 6pts.

• Os artigos devem se ajustar, obrigatoriamente, ao espaço entre 15 e 25 páginas, seguindo as normas acima descritas. Devem contar ainda com um resumo, com no máximo 20 linhas (português, inglês e espanhol), além de título (fonte 12, também em português, inglês e espanhol).

• As resenhas devem se ajustar, obrigatoriamente, ao espaço entre 3 e 5 páginas, seguindo as normas acima descritas. As obras resenhadas não podem ter mais de três anos de publicação, no caso de obras escritas originalmente em português, ou mais de cinco anos de publicação, no caso de obras originalmente publicadas em outro idioma.

• Imagens, ilustrações e gráficos deverão ser enviadas no corpo do texto, bem como a respectiva legenda e referência. O(a) autor(a) é responsável pela respectiva autorização de publicação da imagem. Nos casos em que a imagem não for de domínio público, o autor deverá obter autorização de uso, sendo responsável pela utilização indevida e por seus possíveis desdobramentos. Após inseridas, as imagens devem obrigatoriamente se enquadrar no espaço das 15 a 25 páginas permitidas, sob pena de desconsideração do texto. As tabelas devem ser apresentadas no formato do Word. Não sublinhar ou desenhar linhas dentro das tabelas, usar tabulações para separar colunas. 

• A Locus não publica referências ao final dos artigos, portanto, as referências deverão ser indicadas com um número no corpo do texto e incluídas no rodapé. As referências deverão seguir os modelos expostos pelos exemplos a seguir:

 

Livros

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, data.

Ex: OLIVEIRA, Mônica Ribeiro de. Negócios de família: mercado, terra e poder na formação da cafeicultura mineira (1780-1870). Bauru: Edusc; Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2005.

Artigo em periódico

SOBRENOME, Nome. Título. Título do periódico em itálico, Local de publicação, volume, número, página inicial-página final, ano da publicação.

Ex: SANTOS, Marco Antônio Cabral dos. Francisco Campos: um ideólogo para o Estado Novo. Locus, Revista de História, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 31-60, 2007.

Artigo em anais de evento

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, nº do evento, ano, cidade de realização do evento. Tipo de publicação gerada pelo evento... Cidade da publicação: Editora ou Instituição responsável pela publicação; ano de edição. Paginação do trabalho ou resumo.

Ex: BELO, Alessandra. A Justiça do Trabalho e o movimento operário: trabalhadores têxteis de Juiz de Fora. In: SIMPÓSIO DO LAHPS – 90 ANOS DA OIT: MOBILIZAÇÃO SOCIAL E DIREITOS TRABALHISTAS, 2., 2009, Juiz de Fora. Anais… Juiz de Fora: UFJF, 2009. p. 7-17.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Nome. Título. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora, data. p. inicial-final.

Ex: DUTRA, Eliana Regina de Freitas. Tempo e estrutura na unidade do mundo mediterrânico: Fernand Braudel e as voltas da História. In: LOPES, Marcos Antônio (Org.). Braudel: tempo e História. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 57-70

Trabalhos Acadêmicos

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Ano de depósito. Tese/Dissertação/Monografia/Trabalho de conclusão de curso (Nome do Curso) – Unidade onde foi defendida, Universidade, Local, ano de defesa.

Ex: TANAGINO, Pedro Ivo Dias. A Síntese Integral: a teoria do integralismo na obra de Miguel Reale (1932-1939). 2018. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFRJ), Juiz de Fora, 2018.

Artigos ou Colunas de Jornal

SOBRENOME, Nome. Título. Título do jornal, Local, data. Caderno, p.

Ex: ALMEIDA, Marco Rodrigo, Movimento integralista resiste e vê bom momento para difusão de suas ideias. Folha de São Paulo, São Paulo, 29 dez. 2018. Poder, A11.

Filmes

TÍTULO: subtítulo. Diretor, produtor. Local: Produtora, data. Especificação do suporte em unidades físicas. Notas complementares.

Ex: MENINO 23. Direção: Belisario Franca. Roteiro: Bianca Lenti e Belisario Franca. Produção: Maria Carneiro da Cunha. São Paulo: Elo Company, 2016. 79 min.

Iconografia

SOBRENOME, Nome. Título. Data. Características físicas (especificações do suporte, indicação de cor, dimensões, local). Se o documento estiver em forma impressa ou meio eletrônico, acrescentam-se os dados da publicação (local, editora, data) ou endereço eletrônico.

Ex: BOTTICELLI, Sandro. Primavera. 1481-2. Têmpera sobre madeira, 203 x 314, Galleria degli Uffizi, Florença.

Documentos eletrônicos

Para documentos em suporte eletrônico são necessárias, ainda, as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre aspas precedidos da expressão “Disponível em:” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

Ex: BAGGIO, Rodrigo. A sociedade da informação e a infoexclusão. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, maio/ago. 2000. Disponível em:
<http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah>. Acesso em: 26 jul. 2010.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.