O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Locus – Revista de História publica trabalhos inéditos e resultados de pesquisas originais em formatos variados, tais como: artigos, traduções, resenhas ou entrevistas. Cada número é organizado a partir de dossiê temático, artigos de fluxo contínuo e resenha ou entrevista. A revista sempre publica artigos de fluxo contínuo.

A revista só aceita resultados de pesquisa consolidados e, por essa razão, não está aberta à recepção de artigos de graduandos ou de pós-graduandos, priorizando os trabalhos acadêmicos produzidos por doutores. Sua principal proposta consiste em manter-se como um espaço de difusão da produção de conhecimento atualizada e de qualidade, proveniente de investigações realizadas por pesquisadores nacionais e estrangeiros. Deste modo, a Locus – Revista de História publica artigos em quatro línguas: português, inglês, francês ou espanhol.

Todas as contribuições obedecerão aos critérios abaixo discriminados:

 

1)  Apresentação dos originais:

Os Artigos e resenhas deverão ser enviados pelo Site da Revista após a inscrição dos autores. Os originais deverão ser digitados em editor de texto Word e salvos na extensão docx, com espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman, corpo 12. A página deverá ser em formato A4, com formatação de margens superior e esquerda (3 cm) e inferior e direita (2 cm). Deverão ter entre 15 e 25 páginas, excetuando-se as resenhas, que deverão ter o máximo de 5 páginas.

Os originais devem conter resumo em português e inglês com, no máximo, 5 (cinco) linhas cada. As palavras-chave deverão conter apenas 3 (três) palavras, iniciadas em maiúsculo e separadas por ponto.

Junto ao nome do autor deve constar uma breve qualificação profissional, instituição  a que pertence (com cidade, estado e país) e suas obras mais significativas. Pede-se ainda endereço eletrônico, que será publicado.

 

2) Referências:

Locus não publica referências ao final dos artigos, portanto, as referências deverão ser indicadas com um número no corpo do texto e incluídas no rodapé.

As referências deverão seguir as normas da ABNT e estar completas, conforme exemplos a seguir:

 

Livro:

OLIVEIRA, Mônica Ribeiro de. Negócios de família: mercado, terra e poder na formação da cafeicultura mineira (1780-1870). Bauru: Edusc; Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2005.

 

Artigo em periódico:

SANTOS, Marco Antônio Cabral dos. Francisco Campos: um ideólogo para o Estado Novo. Locus, Revista de História, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 31-60, 2007.

 

Artigo em anais de evento:

BELO, Alessandra. A Justiça do Trabalho e o movimento operário: trabalhadores têxteis de Juiz de Fora. In: SIMPÓSIO DO LAHPS – 90 ANOS DA OIT: MOBILIZAÇÃO SOCIAL E DIREITOS TRABALHISTAS, 2., 2009, Juiz de Fora. Anais… Juiz de Fora: UFJF, 2009. p. 7-17.

 

Capítulo de livro:

DUTRA, Eliana Regina de Freitas. Tempo e estrutura na unidade do mundo mediterrânico: Fernand Braudel e as voltas da História. In: LOPES, Marcos Antônio (Org.). Braudel: tempo e História. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 57-70

 

Tese ou dissertação:

MONTAGNA, Adelma Pistun. Expressões de gênero no desenho infantil. 120 f. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.

 

Livros traduzidos:

TILLICH, Paul. Teologia da cultura. Tradução de Jaci Correia Maraschin. São Paulo: Fonte Editorial, 2009. 272 p. Tradução de: Theology of Culture.

 

Documentos eletrônicos:

BAGGIO, Rodrigo. A sociedade da informação e a infoexclusão. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, maio/ago. 2000. Disponível em:
<http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah>. Acesso em: 26 jul. 2010.

 

Resenhas:

KARP, Vasquez. Ferrovia e fotografia no Brasil da Primeira República. São Paulo: Metalivros, 2008. 287 p. Resenha de: BONI, Paulo César. Mais uma agradável viagem de trem. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 5, n. 6, p. 247-254, jan./jun. 2009.

 

Verbetes

EMPIRIOCRITICISMO. In: ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: M. Fontes, 2000. p. 326.

 

3)  Ilustrações:

As ilustrações (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros), com as respectivas legendas elaboradas de acordo com as normas da ABNT, deverão ser apresentadas no próprio corpo do artigo.

 

ATENÇÃO: As ilustrações deverão também ser enviadas, cada uma, em arquivos à parte, extensão JPG/TIF com resolução mínima de 300.

Tabelas, gráficos ou planilhas devem ser, preferencialmente, feitos a partir das ferramentas do próprio Word. Caso seja uma imagem (fac-símile de fonte), deve seguir a mesma padronização das imagens.

Nos casos em que a imagem não for de domínio público, o autor deverá obter autorização de uso, sendo responsável pela utilização indevida e por seus possíveis desdobramentos.

 

4)  Processo de análise dos artigos:

Os artigos encaminhados para a Locus – Revista de História serão submetidos a parecistas de reconhecida competência na temática abordada, que julgarão se o texto será publicado sem restrições, se há necessidade de algum tipo de alteração ou se a publicação é inviável.

Serão adotados os seguintes critérios: relevância do tema; qualidade e estrutura do texto; originalidade e contribuição para a produção e divulgação do conhecimento na sua área de conhecimento.

Os parecistas têm o direito ao anonimato durante todo o processo de julgamento. A decisão sobre a aceitação é tomada pelo Conselho Editorial. Os resultados dos pareceres são encaminhados aos autores.

_____________________________________________

Normas de Publicación

 

Locus –Revista de Historia publica trabajos inéditos y resultados de investigaciones originales en formatos variados, como: artículos, traducciones, reseñas o entrevistas. Cada número es organizado a partir de dosier temático, artículos de flujo continuo y reseñas o entrevistas. La revista siempre publica artículos de flujo continuo. 

La revista acepta solamente resultados de investigaciones consolidados y, por esa razón, no está abierta a la recepción de artículos degraduandos o postgraduandos, priorizando los trabajos académicos producidos por doctores. Su principal propuesta es mantenerse como un espacio de difusión de la producción deconocimiento actualizado y de calidad, proveniente de estudios realizados por investigadores nacionales  y extranjeros.  De esa manera, Locus- Revista de Historia publica artículos escritos en: portugués, inglés, francés y español. 

Todas las contribuciones obedecerán a los siguientes criterios:

1) Presentación de los originales:

Los artículos y reseñas deberán ser enviados exclusivamente por correo electrónico (revista.locus@gmail.com). Los originales deberán ser digitados en editor de texto Word y guardados en la extensión docx, espaciado 1,5 y fuente Times New Roman, tamaño 12. La hoja deberá ser en formato A4con márgenes superior e izquierda (3cm) einferior y derecha (2cm). Los trabajos tendrán entre15 y 25 páginas, con excepción de las reseñas, que tendrán un máximo de 5 páginas.

Los originales deberán contener un resumen en portugués e inglés con máximo de 5 líneas cadauno. Las palabras clave deberán contener solo 3 (tres) palabras, iniciadas en mayúscula y separadas por punto. 

Junto al nombre del autor debe constar una breve calificación profesional, institución a que pertenece (con ciudad, estado y país) y sus obras más significativas. Se pide correo electrónico, que será publicado. 

 

 

2) Referencias:

Locus no publica referencias al fin de los artículos, por lo tanto, las referencias deberán ser indicadas con un número en el cuerpo del texto eincluidas en el pie de página

Las referencias deberán seguir las normas de la ABNT y estar completas, de acuerdo con los siguientes ejemplos:

 

Livro:

OLIVEIRA, Mônica Ribeiro de. Negócios de família: mercado, terra e poder na formação da cafeicultura mineira (1780-1870). Bauru: Edusc; Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2005.

 

Artigo em periódico:

SANTOS, Marco Antônio Cabral dos. Francisco Campos: um ideólogo para o Estado Novo. Locus, Revista de História, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 31-60, 2007.

 

Artigo em anais de evento:

BELO, Alessandra. A Justiça do Trabalho e o movimento operário: trabalhadores têxteis de Juiz de Fora. In: SIMPÓSIO DO LAHPS – 90 ANOS DA OIT: MOBILIZAÇÃO SOCIAL E DIREITOS TRABALHISTAS, 2., 2009, Juiz de Fora. Anais… Juiz de Fora: UFJF, 2009. p. 7-17.

 

Capítulo de livro:

DUTRA, Eliana Regina de Freitas. Tempo e estrutura na unidade do mundo mediterrânico: Fernand Braudel e as voltas da História. In: LOPES, Marcos Antônio (Org.). Braudel: tempo e História. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 57-70

 

Tese ou dissertação:

MONTAGNA, Adelma Pistun. Expressões de gênero no desenho infantil. 120 f. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação)–Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.

 

Livros traduzidos:

TILLICH, Paul. Teologia da cultura. Tradução de Jaci Correia Maraschin. São Paulo: Fonte Editorial, 2009. 272 p. Tradução de: Theology of Culture.

 

Documentos eletrônicos:

BAGGIO, Rodrigo. A sociedade da informação e a infoexclusão. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, maio/ago. 2000. Disponível em:
<http://www.scielo.br/cgi-bin/wxis.exe/iah>. Acesso em: 26 jul. 2010.

 

Resenhas:

KARP, Vasquez. Ferrovia e fotografia no Brasil da Primeira República. São Paulo: Metalivros, 2008. 287 p. Resenha de: BONI, Paulo César. Mais uma agradável viagem de trem. Discursos Fotográficos, Londrina, v. 5, n. 6, p. 247-254, jan./jun. 2009.

 

Verbetes

EMPIRIOCRITICISMO. In: ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: M. Fontes, 2000. p. 326.

 

3)  Ilustraciones:

Las  ilustraciones (dibujos, esquemas, flujogramas, fotografías, gráficos, mapas, organigramas, plantas, cuadros, retratos y  otros), con las respectivas leyendas elaboradas de acuerdo con las normas de la ABNT, deberán ser presentadas en el propio cuerpo del artículo

ATENCIÓN: Las ilustraciones deberán ser enviadas, cada una, en archivos aparte, extensión  JPG/TIF con resolución mínima de 300.

Las tablas, gráficos o planillas deben ser, preferencialmente, hechos a partir de las herramientas del propio Word. En caso de ser una imagen (facsímil de fuente), debe seguir la misma tipificación de las imágenes.

En los casos en que la imagen no  sea de dominio público, el autor deberá obtener autorización de uso, siendo responsable por la utilización indebida y  por sus posibles desdoblamientos.

 

4)  Proceso de análisis de los artículos:

Los artículos enviados para  Locus – Revista de Historia serán  sometidos a evaluadores de reconocida competencia en la temática abordada, que juzgarán si el texto será publicado sin restricciones, si hay necesidad de alguna alteración o si la publicación es inviable.

Serán adoptados los siguientes criterios: relevancia del tema; calidad y estructura del texto; originalidad y contribución la producción y  divulgación del conocimiento en su área deconocimiento.

Los evaluadores tienen el derecho al anonimato durante todo el proceso. La decisión sobre la aceptación es tomada por el Consejo Editorial. Losresultados de las evaluaciones serán enviados a los autores. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.