v. 30 n. 1 (2024): História digital: tecnologia e fazer historiográfico entre teoria e prática
Dossiê

A lepra e a tarkat: uma representação da doença e do doente no jogo eletrônico Mortal Kombat 1 (2023)

Leonardo Dallacqua de Carvalho
Universidade Estadual do Maranhão (PPGHIST-UEMA)
Capa da revista Locus (UFJF)

Publicado 2024-08-26

Palavras-chave

  • Jogos Eletrônicos,
  • História Pública,
  • Mortal Kombat 1

Como Citar

Dallacqua de Carvalho, Leonardo. 2024. “A Lepra E a Tarkat: Uma representação Da doença E Do Doente No Jogo eletrônico Mortal Kombat 1 (2023)”. Locus: Revista De História 30 (1):36-62. https://doi.org/10.34019/2594-8296.2024.v30.42957.

Resumo

Este estudo busca explorar, em perspectiva histórica, a representação de uma doença no jogo eletrônico Mortal Kombat 1 (2023). No jogo, a fictícia doença “tarkat” pode ser associada à lepra (hanseníase).  Tendo em mente a análise dos jogos eletrônicos como fonte histórica, alinhada à História das Ciências, especialmente no debate sobre as representações sociais das doenças, pretende-se examinar como a narrativa do personagem Baraka foi construída para abordar questões morais e físicas relacionadas à compreensão da doença e do doente na imaginação social. Quando o texto foca na História Pública, a relação entre doença e empatia aparece em discussões entre usuários em plataformas de redes sociais, como Reddit e YouTube. A seção final do texto propõe a transformação do personagem por meio de um enredo no qual a doença reimagina sua história no jogo. Assim, um personagem que anteriormente era visto com repulsa devido à sua deformidade física, ao ser reimaginada como vítima de uma doença degenerativa e fatal, provoca sensibilidade e uma reinterpretação de sua personalidade.

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