Dossiê
Publicado 2024-01-08
Palavras-chave
- Simbolismo,
- História da Arte,
- Literatura,
- Arte moderna
Como Citar
Alves da Costa Jr., Martinho. 2024. “Simbolismo: Uma Outra Imagem Do Moderno”. Locus: Revista De História 29 (2):28-58. https://doi.org/10.34019/2594-8296.2023.v29.41361.
Copyright (c) 2024 Martinho Alves da Costa Jr.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Este artigo procura abarcar as multiplicidades da compreensão do Simbolismo. Para tanto, baseia-se em torno de três romances, Il triomfo della morte, de Gabriele D’Annunzio; Là-bas, de Joris-Karl Huysmans e Le vice suprême, de Josephin Péladan. A partir da análise dos três autores o artigo demonstra na crítica e nas artes visuais extensões e limites do movimento, sua relação imbrincada com outros movimentos e com a arte moderna
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
- BRETON, Jean-Jacques. Anthologie des peintres pompiers. Paris: Bibliothèque des introuvables. 2010.
- COSTA JUNIOR, Martinho Alves da. (Org.) Amável Leitor: ensaios de arte e cultura. Juiz de Fora: CLIOEDEL. 2019, pp 406-411.
- COSTA JUNIOR, Martinho Alves da. A figura feminina na obra de Théodore Chassériau: Reflexões sobre nus, vítimas e o fim de século. Campinas: IFCH-UNICAMP, 2013 (Tese de doutorado).
- COSTA JUNIOR, Martinho Alves da. “A mulher nas rochas e o pensamento das imagens”. In: SANCHES, Rodrigo (org.). Norval 7.0. São Paulo: CISC, 2019.
- COSTA JUNIOR, Martinho. “Fin-de-siècle: Luxúria, morte e prazer”. In História da Arte e suas fronteiras, IFCH: Campinas, 2010.
- D’ANNUNZIO, Gabriele. A vitória da morte. Trad. Port. Marina Guaspari. Rio de Janeiro: Casa Editora Vecchi, 1961.
- DENIS, Maurice. Du symbolisme au classicisme : Théories. Paris : Herman, 1964.
- DUMAS, Véronique. Le peintre symboliste Alphonse Osbert (1857-1939). Paris : CNRS Éditions, 2005.
- DIJKSTRA, Bram. Idols of perversity: Fantasies of Feminine Evil in Fin-de-Siècle Culture. Oxford, Ed: Oxford University Press, 1988.
- FULCANELLI. O mistério das catedrais. Trad. Port. Antônio Cavalho. São Paulo: Edições 70, 1964.
- GIBSON, Michael. Simbolismo. Trad. Port. Paula Reis. Köln : Taschen, 2006.
- COGEVAL, Guy. (Org.). Debussy: la musique et les arts. Paris : Skira-Flammarion, 2012.
- HOOG, Michel. Musée de l'Orangerie, Les Nymphéas de Claude Monet. Paris : Éditions de la Réunion des musées nationaux, 2006.
- HUYSMANS, Joris-Karl. Às avessas. Trad. Port. José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
- HUYSMANS, Joris-Karl. Nas profundezes. Trad. Port. Mauro Pinheiro. São Paulo: Carambaia, 2018.
- JULLIAN, Philippe. Esthètes et Magiciens : l’art fin de siècle. Paris : Librairie académique Perrin. 1969.
- MORÉAS, Jean. Les premières armes du symbolisme. Paris : Léon Vanier, 1889.
- MOREAU, Gustave. Écrits sur l’art par Gustave Moreau. Paris : Fata Morgana, 2002.
- PAZ, Octávio. Os filhos do barro. Tradução Olga Savary, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
- PÉLADAN, Joséphin. Comment on devient artiste: ésthetique. Paris: Chamuel, 1891.
- PÉLADAN, Joséphin. Le vice suprême. Paris : Éditions des autres, 1979.
- PEDROSA, Mário; ARANTES, Otília (Org.). Política das Artes. São Paulo: Edusp, 1995.
- PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Trad. Port. Philadelpho Menezes. São Paulo: Editora da Unicamp, 1996.
- RENAN, Ary. Gustave Moreau: 1826-1898. Paris: Gazette des beaux-arts. 1900.
- ROUAULT, Georges. Souvenirs intimes: G. Moreau, Léon Bloy, Cézanne.
- ed. Paris: E. Frapier, 1926.
- ROSENBLUM, Robert. 1900 : art at the crossroads. New York: Harry N. Abrams, Inc. 2000.
- THUILLIER, Jacques. Peut-on parler d’une peinture “pompier”?. Paris: PUF, 1984.
- VERGA, Giovanni. I grandi romanzi e tutte le novelle. Roma : Grandi Tascabili Economici Newton, 1992.
- ZOLA, Émile. A fortuna dos Rougons. Os Rougon-Macquart. História Natural e Social de uma Família sob o Segundo Império. São Paulo: Cia. Brasil Editora, 1956.
- ZOLA, Émile. A batalha do impressionismo. Trad. Port. Marta Gambini. Rio de Janiero : Paz e Terra. 1989.