v. 23 n. 1 (2017): Locus - Revista de História
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O Pibid na Universidade Estadual do Piauí: conquistas e desafios (2011-2013)

Publicado 2017-02-16

Versões

Palavras-chave

  • Política educacional,
  • Prática docente,
  • Formação de Professores

Como Citar

Sousa Neto, Marcelo de. 2017. “O Pibid Na Universidade Estadual Do Piauí: Conquistas E Desafios (2011-2013)”. Locus: Revista De História 23 (1). https://doi.org/10.34019/2594-8296.2017.v23.20844.

Resumo

Vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) objetiva incentivar a formação inicial de professores para a educação básica, articulada com os sistemas de ensino superior. Discutir a implantação e implementação do Pibid na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é o objetivo do presente trabalho. Para tanto, por meio de estudo de caso1, na perspectiva qualitativa2, discute-se a legislação que norteia o programa, bem como apresentam-se os resultados iniciais decorrentes das ações desenvolvidas até o ano de 2013, utilizando-se como fonte os resultados alcançados e expressos nos relatórios de atividades e acompanhamento da instituição, produzidos pelas coordenações de áreas e coordenação institucional. Entre suas contribuições, foi possível destacar que, no âmbito da Uespi, o Pibid tem possibilitado um espaço de diálogo importante para que os licenciandos estabeleçam, ainda em seu processo formativo, a relação necessária entre teoria e prática, fortalecendo sua formação inicial, permitindo, de forma coletiva, o diálogo entre o pensar crítico e o fazer transformador.

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