Publicado 2017-02-16 — Atualizado em 2021-04-24
Versões
- 2021-04-24 (2)
- 2017-02-16 (1)
Palavras-chave
- Política educacional,
- Prática docente,
- Formação de Professores
Como Citar
Copyright (c) 2017 Marcelo de Sousa Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) objetiva incentivar a formação inicial de professores para a educação básica, articulada com os sistemas de ensino superior. Discutir a implantação e implementação do Pibid na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) é o objetivo do presente trabalho. Para tanto, por meio de estudo de caso1, na perspectiva qualitativa2, discute-se a legislação que norteia o programa, bem como apresentam-se os resultados iniciais decorrentes das ações desenvolvidas até o ano de 2013, utilizando-se como fonte os resultados alcançados e expressos nos relatórios de atividades e acompanhamento da instituição, produzidos pelas coordenações de áreas e coordenação institucional. Entre suas contribuições, foi possível destacar que, no âmbito da Uespi, o Pibid tem possibilitado um espaço de diálogo importante para que os licenciandos estabeleçam, ainda em seu processo formativo, a relação necessária entre teoria e prática, fortalecendo sua formação inicial, permitindo, de forma coletiva, o diálogo entre o pensar crítico e o fazer transformador.