v. 22 n. 2 (2016): Dossiê - Ensino de História
Dossiê

Para além da história da Princesa: o saber histórico escolar e as disputas de memórias

Publicado 2017-02-16 — Atualizado em 2021-04-24

Versões

Palavras-chave

  • Saber histórico escolar,
  • Memórias,
  • Escravidão

Como Citar

Lourenço, Elaine, e Juliano Custódio Sobrinho. (2017) 2021. “Para além Da história Da Princesa: O Saber histórico Escolar E As Disputas De memórias”. Locus: Revista De História 22 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20831.

Resumo

O artigo consiste em discutir as relações existentes entre o saber acadêmico e o saber escolar a partir da problematização de uma experiência docente. Por meio da análise de propostas curriculares, da utilização do livro didático, do uso da história oral e das memórias locais presentes na escola – que influenciavam diretamente no processo pedagógico – propomos contribuir para as questões ligadas aos estudos da História ensinada, refletindo sobre outras formas de abordagem do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.