v. 22 n. 2 (2016): Dossiê - Ensino de História
Dossiê

Filmes históricos e o ensino de História: diálogos e controvérsias

Publicado 2017-02-16

Versões

Palavras-chave

  • Ensino de História,
  • Filme histórico,
  • Cinema e História

Como Citar

Fonseca, Vitória Azevedo da. 2017. “Filmes históricos E O Ensino De História: Diálogos E controvérsias”. Locus: Revista De História 22 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20830.

Resumo

Neste artigo, apresento cinco itens para refletir sobre filmes históricos para além do seu uso como documento: manuais escolares e livros voltados para orientações sobre o “como usar” filmes no ensino são pautados por debates acadêmicos “datados”; os filmes estabelecem diálogos com tradições de representações dos temas que abordam; podem ser analisados como “adaptações”; a temática histórica no cinema brasileiro assume papéis socialmente significativos e, por fim, um filme pode trazer análises válidas historicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.