Esta é uma versão desatualizada publicada em 2017-02-16. Leia a versão mais recente.
Dossiê
Publicado 2017-02-16
Versões
- 2021-04-24 (2)
- 2017-02-16 (1)
Palavras-chave
- Ensino de História,
- Filme histórico,
- Cinema e História
Como Citar
Fonseca, Vitória Azevedo da. 2017. “Filmes históricos E O Ensino De História: Diálogos E controvérsias”. Locus: Revista De História 22 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20830.
Resumo
Neste artigo, apresento cinco itens para refletir sobre filmes históricos para além do seu uso como documento: manuais escolares e livros voltados para orientações sobre o “como usar” filmes no ensino são pautados por debates acadêmicos “datados”; os filmes estabelecem diálogos com tradições de representações dos temas que abordam; podem ser analisados como “adaptações”; a temática histórica no cinema brasileiro assume papéis socialmente significativos e, por fim, um filme pode trazer análises válidas historicamente.
Downloads
Não há dados estatísticos.