Dossiê
Publicado 2017-02-16 — Atualizado em 2021-04-24
Versões
- 2021-04-24 (2)
- 2017-02-16 (1)
Palavras-chave
- Ensino de História,
- Filme histórico,
- Cinema e História
Como Citar
Fonseca, Vitória Azevedo da. (2017) 2021. “Filmes históricos E O Ensino De História: Diálogos E controvérsias”. Locus: Revista De História 22 (2). https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/article/view/20830.
Copyright (c) 2016 Vitória Azevedo da Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Resumo
Neste artigo, apresento cinco itens para refletir sobre filmes históricos para além do seu uso como documento: manuais escolares e livros voltados para orientações sobre o “como usar” filmes no ensino são pautados por debates acadêmicos “datados”; os filmes estabelecem diálogos com tradições de representações dos temas que abordam; podem ser analisados como “adaptações”; a temática histórica no cinema brasileiro assume papéis socialmente significativos e, por fim, um filme pode trazer análises válidas historicamente.
Downloads
Não há dados estatísticos.