Utilização do Exame Clínico Objetivo Estruturado como método avaliativo em um hospital universitário: um relato de experiência

an experience report

Autores/as

  • Patrícia de Oliveira Lima Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares https://orcid.org/0000-0002-2163-3048
  • Hakayna Calegaro Salgado Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-3883-1531
  • Odete Pregal Monteiro Candido Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares https://orcid.org/0009-0003-2814-7581

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2023.v49.42407

Palabras clave:

Treinamento por Simulação, Aprendizagem, Avaliação Educacional

Resumen

Introdução: O Exame Clínico Objetivo Estruturado é um dos métodos mais eficazes de avaliação do processo de aprendizagem, pois analisa o desempenho do participante em uma tarefa clínica especifica. Objetivo: Apresentar a vivência do serviço de Ginecologia sobre a elaboração e execução de uma estação do exame desenvolvido por uma universidade, promovendo uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem dos alunos desta instituição. Relato de Experiência: O planejamento e organização demandaram um período de 4 meses, com definição do local, comissão de apoio técnico, elaboração dos casos clínicos e das competências a serem avaliadas, materiais disponíveis (impressos, canetas, móveis, dentre outros). Os professores elaboradores das estações foram previamente treinados pela comissão organizadora e orientados a formularem uma estação com caso clínico compatível com o momento do aluno no curso de Medicina. Outro instrumento elaborado foi o checklist, com pontos fundamentais que deveriam ser cumpridos pelo estudante avaliado. Após elaboração da estação e do seu checklist, estes foram avaliados pela comissão organizadora, com realização das correções pertinentes. Após aprovação, os professores, tanto elaboradores quanto avaliadores, realizaram a simulação da estação para identificação de possíveis erros, fatores complicadores e para cronometragem do tempo. Conclusão: O método desenvolvido apresentou características de grande importância e destaque, bem como fragilidades que precisam ser resolvidas.

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Biografía del autor/a

Patrícia de Oliveira Lima, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Enfermeira obstetra da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, setor Pré-natal, Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. 

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Publicado

2024-02-01

Cómo citar

1.
de Oliveira Lima P, Calegaro Salgado H, Pregal Monteiro Candido O. Utilização do Exame Clínico Objetivo Estruturado como método avaliativo em um hospital universitário: um relato de experiência: an experience report. HU Rev [Internet]. 1 de febrero de 2024 [citado 23 de noviembre de 2024];49:1-6. Disponible en: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/42407

Número

Sección

Relato de Experiência

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