Ambiente alimentar comunitário e identificação de desertos e pântanos alimentares em uma cidade de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-8047.2024.v50.45218

Palavras-chave:

Desertos Alimentares, Ambiente Construído, Fatores Socioeconômicos

Resumo

Introdução: O ambiente alimentar é a interface do consumidor com o sistema alimentar para adquirir os alimentos que consome. Objetivo: Avaliar o ambiente alimentar comunitário, identificando regiões de desertos e pântanos alimentares e associações com características socioeconômicas em uma cidade de Minas Gerais. Material e Métodos: Trata-se de um estudo ecológico. Os estabelecimentos que comercializam alimentos foram categorizados segundo a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN). Os desertos alimentares foram classificados utilizando-se a metodologia da CAISAN e os pântanos alimentares segundo o Centers for Diseases Control and Prevention (CDC). A distribuição dos estabelecimentos e a presença de desertos e pântanos alimentares foram associados ao Índice de Vulnerabilidade da Saúde (IVS) e às características socioeconômicas. Resultados: 9,4% dos estabelecimentos são de aquisição de alimentos in natura e 35,2% de ultraprocessados. Nas regiões de alto IVS, há maiores proporções de comércios de alimentos in natura e, nas regiões de baixo IVS, há um maior número de comércios de alimentos ultraprocessados. Os desertos alimentares foram mais prevalentes em regiões de baixo IVS. Conclusão: Os achados deste trabalho possibilitam compreender a distribuição dos estabelecimentos que comercializam alimentos no município, contribuindo para orientar a implementação de políticas públicas.

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Publicado

2024-10-14

Como Citar

1.
Pereira PM de L, Nogueira MC, Candido APC. Ambiente alimentar comunitário e identificação de desertos e pântanos alimentares em uma cidade de Minas Gerais. HU Rev [Internet]. 14º de outubro de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];50. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/45218

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