Utilização do Exame Clínico Objetivo Estruturado como método avaliativo em um hospital universitário: um relato de experiência
an experience report
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-8047.2023.v49.42407Palavras-chave:
Treinamento por Simulação, Aprendizagem, Avaliação EducacionalResumo
Introdução: O Exame Clínico Objetivo Estruturado é um dos métodos mais eficazes de avaliação do processo de aprendizagem, pois analisa o desempenho do participante em uma tarefa clínica especifica. Objetivo: Apresentar a vivência do serviço de Ginecologia sobre a elaboração e execução de uma estação do exame desenvolvido por uma universidade, promovendo uma reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem dos alunos desta instituição. Relato de Experiência: O planejamento e organização demandaram um período de 4 meses, com definição do local, comissão de apoio técnico, elaboração dos casos clínicos e das competências a serem avaliadas, materiais disponíveis (impressos, canetas, móveis, dentre outros). Os professores elaboradores das estações foram previamente treinados pela comissão organizadora e orientados a formularem uma estação com caso clínico compatível com o momento do aluno no curso de Medicina. Outro instrumento elaborado foi o checklist, com pontos fundamentais que deveriam ser cumpridos pelo estudante avaliado. Após elaboração da estação e do seu checklist, estes foram avaliados pela comissão organizadora, com realização das correções pertinentes. Após aprovação, os professores, tanto elaboradores quanto avaliadores, realizaram a simulação da estação para identificação de possíveis erros, fatores complicadores e para cronometragem do tempo. Conclusão: O método desenvolvido apresentou características de grande importância e destaque, bem como fragilidades que precisam ser resolvidas.
Downloads
Referências
Bressa RC, Murgo CS, Sena BCS. Associations between teacher self-efficacy and the use of objective structured clinical examination in medical education. Rev Bras Educ Med. 2021; 45(1):e001. DOI: doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200130.ING
Bachur CK, Castro L, Bachur JA, Veiga EV. OSCE: uma estratégia no processo de ensino e aprendizagem para os cursos de graduação na área da saúde: uma revisão integrativa. International Journal of Development Research. 2021; 11(03):45211-15. DOI: doi.org/10.37118/ijdr.21273.03.2021
Roderjan AK, Gomel BM, Tanaka AA, Egg Neto D, Chao KB, Nisihara RM. Competências clínicas do aluno de medicina em urgência e emergência: análise evolutiva através do OSCE. Rev Bras Educ Med. 2021; 45(4):e193. DOI: doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210178
Sloan DA, Donnelly MB, Schwartz RW, Felts JL, Blue AV, Strodel WE. The use of objective structured clinical examination (OSCE) for evaluation and instruction in graduate medical education. J Surg Res. 1996; 63(1):225-30. DOI: doi.org/0.1006/jsre.1996.0252
Patricio M, Juliao M, Fareleira F, Young M, Norman G, Vaz Carneiro A. A comprehensive check list for reporting the use of OSCEs. Med Teach. 2009; 31:112-24. DOI: doi.org/10.1080/01421590802578277
Newble D. Techniques for measuring clinical competence: objective structured clinical examinations. Med Edu. 2004; 38:199-203. DOI: doi.org/10.1111/j.1365-2923.2004.01755.x
Miller GE. The assessment of clinical skills/competence/performance. Acad Med. 1990; 65(suppl 9):63-7. DOI: doi.org/10.1097/00001888-199009000-00045
Bica RBS, Kornis GEM. Exames de licenciamento em medicina: uma boa ideia para a formação médica no Brasil? Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2020; 24:e180546. DOI: doi.org/10.1590/Interface.180546
Schreiner L, Steiner M, Romão GS. Exame clínico objetivo estruturado como ferramenta de avaliação na residência médica em ginecologia e obstetrícia: relato de experiência e revisão da literatura. Femina. 2020; 48(10):604-8.
Piconez SCB. Reflexões pedagógicas sobre o ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas [Internet]. São Paulo: Secretaria da Educação; 2013 [acesso em 2023 08 01]. Disponível em: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2018/02/reflexes-pedaggicas-sobre-o-ensino-e-aprendizagem-1.pdf
Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução n° 3, de 20 de junho de 2014 [Internet]. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Ministério da Educação; 2014 [acesso em 2023 08 01]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15874-rces003-14&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192
Zimmermann MH. Avaliação clínica objetiva estruturada (OSCE) com feedback efetivo e vídeo feedback: sua interface no ensino e na aprendizagem [tese] [Internet]. Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa; 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/handle/1/4169
Solà-Pola M, Morin-Fraile V, Fabrellas-Padrés N, Raurell-Torreda M, Guanter-Peris L et al. The usefulness and acceptance of the OSCE in nursing schools. Nurse Educ Pract. 2020; 43:102736. DOI: doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102736
Majumder MAA, Kumar A, Krishnamurthy K, Ojeh N, Adams OP, Sa B. An evaluative study of objective structured clinical examination (OSCE): students and examiners perspectives. Adv Med Educ Pract. 2019; 10:387-97. DOI: doi.org/10.2147/AMEP.S197275
Young I, Montgomery K, Kearns P, Hayward S, Mellanby E. The benefits of a peer‐assisted mock OSCE. The Clinical Teacher. 2014; 11(3):214-8. DOI: doi.org/10.1111/tct.12112
Robinson P, Morton L, Haran H, Manton R. Mock OSCEs improve medical Students' confidence and reduce anxiety related to summative examinations. Education in Medicine Journal. 2017; 9(2):41-5. DOI: doi.org/10.21315/eimj2017.9.2.4
Bevan J, Russell B, Marshall B. A new approach to OSCE preparation: PrOSCEs. BMC Med Educ. 2019; 19:126. DOI: doi.org/10.1186/s12909-019-1571-5
Harden RM, Lilley P, Patrício M. The definitive guide to the OSCE. Edinburgh: Elsevier; 2016.
Gilani S, Pankhania K, Aruketty M, Naeem F, Alkhayyat A et al. Twelve tips to organise a mock OSCE. Med Teach. 2022; 44(1):26-31. DOI: doi.org/10.1080/0142159X.2021.1887465
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrícia de Oliveira Lima, Hakayna Calegaro Salgado, Odete Pregal Monteiro Candido
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Cessão de Primeira Publicação à HU Revista
Os autores mantém todos os direitos autorais sobre a publicação, sem restrições, e concedem à HU Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento irrestrito do trabalho, com reconhecimento da autoria e crédito pela citação de publicação inicial nesta revista, referenciando inclusive seu DOI.