Cateter central de inserção periférica: o papel da Enfermagem na sua utilização em Neonatologia

Autores

  • Patrícia das Neves Motta UFJF
  • Flávia Andrade Fialho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Iêda Maria Ávila Vargas Dias Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lilian do Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Enfermagem. Neonatologia. Recém-Nascido.

Resumo

Este estudo tem como objetivos verificar a utilização do cateter central de inserção periférica (PICC) em uma unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal, caracterizar o perfil do recém-nascido submetido ao PICC, identificar as indicações do uso e apresentar os fatores que levaram à retirada do PICC. A pesquisa foi realizada numa instituição da cidade de Juiz de Fora - MG, Brasil, através do levantamento dos dados contidos nos prontuários utilizados pelos profissionais desta instituição. Num total de 73 prontuários foi observado que 94,5% dos recém nascidos foram submetidos ao procedimento devido à necessidade de acesso venoso prolongado. Do total de cateteres utilizados 82,1% se localizaram na posição central, sendo que a maioria (44 dos PICCs) permaneceu no recém-nascido por dez dias ou menos. As complicações apareceram em 22 dos cateteres utilizados e por isso foram retirados. Neste estudo foi verificado que a utilização do PICC é realmente importante, pois pode-se observar que traz benefícios ao recém-nascido principalmente na diminuição do número de punções e diminuição da dor e que estes dispositivos em sua maioria, permanecem o tempo necessário para o seu tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia das Neves Motta, UFJF

Enfermeira Especialista em Enfermagem Neonatal pela União São Camiliana/Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac. Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Monte Sinai - Juiz de Fora. Brasil.

Flávia Andrade Fialho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) Brasil. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva- FACENF – UFJF

Iêda Maria Ávila Vargas Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora

Profª Drª da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora –FACENF - UFJF - Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva- FACENF – UFJF. 

Lilian do Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil e Saúde Coletiva- FACENF – UFJF – Juiz de Fora - MG.

Downloads

Publicado

2012-03-23

Como Citar

1.
Motta P das N, Fialho FA, Dias IM Ávila V, Nascimento L do. Cateter central de inserção periférica: o papel da Enfermagem na sua utilização em Neonatologia. HU Rev [Internet]. 23º de março de 2012 [citado 28º de março de 2024];37(2). Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1402

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)