COMÉRCIO, CIDADE E O FENÔMENO DA CENTRALIDADE URBANA:
um olhar a partir do tradicional Calçadão de Imperatriz (MA)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-837X.2024.v14.41944Resumo
Este trabalho tem o propósito de analisar a centralidade urbana exercida pelo Calçadão de Imperatriz, um centro comercial que ao longo dos anos demonstra seu potencial, enquanto importante artéria de comércio popular. Uma das razões para o forte dinamismo desta área é a variedade de estabelecimentos comerciais, somado a sua localização privilegiada, que acabam fortalecendo seu dinamismo econômico. Nesse sentido, para atingir o objetivo proposto, efetuou-se o levantamento teórico-conceitual pautado em autores que tenham no cerne de suas pesquisas: o comércio, a cidade e o fenômeno da centralidade urbana. Além disso, foram realizadas idas a campo, para promover uma aproximação com o objeto de estudo e levantar informações consideradas relevantes para análise, bem como entrevista com o representante da Associação dos Lojistas do Calçadão - ALC e, aplicação de questionários junto ao público consumidor. A partir do uso desses procedimentos metodológicos, foi possível entender a lógica da centralidade urbana desta área comercial, que encontra explicações não somente pela presença de fixos ligados ao setor terciário, mas também pelos fluxos estabelecidos pelos citadinos da própria cidade e sua região de influência.