DIAGNOSE E POTENCIAL INTERPRETATIVO DA TRILHA DO MORRO DO ANHANGAVA, NO PARQUE ESTADUAL SERRA DA BAITACA-PR

Autores

  • Bruno César Pasin do Couto Universidade Federal do Paraná
  • Ronaldo Ferreira Maganhotto Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Marciel Lohmann Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo José Cordeiro dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Maycon Luiz Tchmolo Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2024.v14.41572

Resumo

Este estudo de caso diagnosticou as condições de manejo e destacou o potencial interpretativo como ferramenta de Educação Ambiental da trilha do Morro do Anhangava, no Parque Estadual Serra da Baitaca, em Quatro Barras-PR. Com a utilização do aplicativo Geo Tracker e de registros fotográficos do percurso, confrontados com a literatura e o Plano de Manejo, concluiu-se que a trilha está em bom estado de conservação, com vasto potencial educativo e turístico. Entretanto, necessita de ampliação de recursos humanos, melhorias em sua estrutura física e manutenção de áreas específicas impactadas pela compactação do solo, processos erosivos, degradação da vegetação, erosão de encostas, falta de drenagem e alargamento das trilhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno César Pasin do Couto, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná. Também possuo formação técnica em Meio Ambiente e Guia de Turismo. Durante minha formação acadêmica, tive a oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa e aplicar conceitos geográficos em áreas ambientais.

Ronaldo Ferreira Maganhotto , Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Especialista em Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2003). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2006). Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2013). Experiência na área de Turismo, com ênfase em áreas naturais, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento turístico, conservação da natureza e geoprocessamento. Atualmente, compõe o quadro docente da Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO.

Marciel Lohmann, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado em Geografia na UFPR (2011). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. Foi Professor da Universidade Federal do Paraná entre 2005 e 2007. Professor no Instituto Superior do Litoral do Paraná (ISULPAR) entre 2005 e 2014. Pesquisador do Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR) entre 2005 e 2015. Ministrou disciplinas nos cursos de Pós-graduação em Análise Ambiental da UFPR, Gestão e Auditoria Socioambiental na FACET e MBA em Gestão Ambiental do ISULPAR. Tem experiência na área de Geociências, atuando principalmente nos temas ligados a Geografia Física (Geomorfologia, Hidrografia e Climatologia), de Gestão Ambiental e de Geotecnologias (Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e GPS).

Leonardo José Cordeiro dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Possui Graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2000), com estágio sanduíche no Institut de la Recherche Agronomique (INRA), Rennes/França (1997-1998) e Pós-Doutorado no Departamento de Geologia da Universidade do Minho (2011-2012), Braga/Portugal. Foi presidente da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) no período de 2007-2010 e coordenador do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado) do Departamento de Geografia (2008-2010). Foi membro suplente do Comitê de Assessoramento (CA-SA) da Geografia Física no CNPq (2012-2014). Foi membro da equipe de avaliação da Pós-Graduação da CAPES, área de Geografia (2012-2014). Atualmente é membro titular do Comitê de Assessoramento (CA-SA) da Geografia Física no CNPq, da Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos (SIGEP) e do Centro de Apoio Científico em Desastres (CENACID). É professor adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Pedologia.

Maycon Luiz Tchmolo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (PPGDC), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Bacharel em Turismo pela Unicentro.

Downloads

Publicado

2024-07-11