ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS ESCOLAS NA CIDADE DE ALFENAS-MG

o descaso com a escola pública e o fortalecimento das escolas privadas

Autores/as

  • Guilherme Albuquerque de Oliveira Souza Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas (PPGEO/UNIFAL-MG) e Bolsista FAPEMIG.
  • Luan Pedro do Nascimento Ribeiro Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas (PPGEO/UNIFAL-MG) e Bolsista CNPq.
  • Sandra de Castro de Azevedo Profa. Associada da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2025.v15.48786

Resumen

O movimento das reformas empresariais da educação, associado à reestruturação capitalista e à globalização neoliberal, tem influenciado em escala local, contribuindo para o aumento da atuação das escolas particulares e consequentemente das matrículas das escolas particulares em detrimento das escolas municipais e estaduais. A educação enquanto um direito social é ameaçada pelo fortalecimento das redes particulares de ensino. Este artigo analisa a distribuição espacial  das escolas e o avanço da mercantilização da educação na cidade de Alfenas-MG, partindo do entendimento de que a cidade em questão tem uma forte presença de escolas particulares. Todas as discussões foram pautadas no Materialismo Histórico-Dialético com a intencionalidade de entender as contradições presentes na mercantilização da educação no devir do sistema capitalista. A pesquisa demonstrou que esse movimento vem modificando a realidade inserida na cidade de Alfenas, permitindo que a iniciativa privada deturpe a conquista do direito à educação pública, gratuita e de qualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Albuquerque de Oliveira Souza, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas (PPGEO/UNIFAL-MG) e Bolsista FAPEMIG.

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (2024), onde atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Residência Pedagógica (RP). Foi bolsista de iniciação científica pelo PIBIC/CNPq analisando os impactos do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) no estado de Minas Gerais. Atualmente é mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas (PPGEO-UNIFAL) na linha de pesquisa Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos. É membro do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES) com registro no CNPq e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Prática de Ensino em Geografia (NEPPEG). Se interessa pelas áreas de Ensino de Geografia, Políticas Educacionais e Educação do Campo.

Luan Pedro do Nascimento Ribeiro, Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas (PPGEO/UNIFAL-MG) e Bolsista CNPq.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas. Graduado no curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Faz parte do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES) e do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas de Ensino em Geografia (NEPPEG).

Sandra de Castro de Azevedo , Profa. Associada da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal de Alfenas. Atuou na Secretaria Estadual de Ensino de São Paulo como professora de geografia do ensino fundamental II e Médio por dez anos e na - Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo como professora de geografia do ensino fundamental por dois anos. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ensino de Geografia, Educação do Campo, Formação de professores e Cidades Médias e Pequenas. Mãe de Maria Luísa e de Maria Fernanda. Um de seus principais objetivos é ressaltar a sala de aula como espaço de transformação.

Publicado

2025-08-20