AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS CÓRREGOS VERTENTE E VERTENTE GRANDE EM TRECHO URBANIZADO DE FRUTAL (MG)

Autores/as

  • Rodrigo Ney Millan Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Adriana Duneya Díaz Carrillo Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Heytor Lemos Martins Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2024.v14.43874

Resumen

A urbanização tende a acentuar a eutrofização de sistemas aquáticos lóticos. No período de seca, ocorre concentrações ainda mais elevadas de contaminantes, devido a diminuição do efeito de diluição. Este trabalho avaliou a qualidade da água em um sistema lótico em área urbanizada no Município de Frutal-MG em três períodos secos consecutivos, com a hipótese de que a área urbana deteriora a qualidade da água. Análises físico-químicas e biológicas foram realizadas em 5 pontos. Com a passagem pelo perímetro urbano ocorreu aumento de coliformes termotolerantes no sistema hídrico e os valores de condutividade elétrica estão elevados, comprometendo a qualidade da água. Com o passar dos anos a incorporação de material alóctone ao sistema se intensificou. Assim, a área urbana deteriora a qualidade da água dos Córregos estudados, comprometendo o uso para abastecimento público (após tratamento convencional), proteção das comunidades aquáticas e recreação de contato primário, agravando-se no último período seco.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Ney Millan, Universidade do Estado de Minas Gerais

Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutor em Microbiologia Agropecuária pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - UNESP. Mestre em Aquicultura pela UNESP. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela UNESP.

Adriana Duneya Díaz Carrillo, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestra em Ciências Ambientais (PPGCIAMB-UEMG). Especialização em gestão acadêmica e universitária em 2021 (UNEFM), Bacharel em Ciências Ambientais em 2015 e Bacharel em Administração em 2018 (Venezuela). Professor da Universidade Experimental Nacional Francisco de Miranda (UNEFM) na Venezuela desde 2016.

Heytor Lemos Martins, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorando em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - FCAV, Campus Jaboticabal e Graduando em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2019-2021), Especialista em Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2018-2020), Graduado em Tecnologia de Produção Sucroalcooleira pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)-Frutal-MG (2016-2018).

Publicado

2024-07-11