A ELABORAÇÃO DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DE MINAS GERAIS E A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-837X.2024.v14.42006Resumen
As políticas educacionais federais impactam diretamente a educação pública no Brasil seja no campo organizacional ou no campo curricular. Essas políticas podem interferir diretamente nos projetos e nos modelos de educação que são implementados nos estados e nos municípios. Este texto é resultado de uma pesquisa sobre o processo de elaboração do Currículo Referência de Minas Gerais, documento criado para atender a obrigatoriedade da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo é compreender o processo de elaboração do currículo estadual de Minas Gerais enfatizando a participação dos professores de Geografia do município de Paraguaçu. Desta forma além da análise aprofundada das políticas curriculares, também foi realizada uma observação participante do processo de elaboração do Currículo Referência de Minas Gerais no município de Paraguaçu. É necessário entender como a participação dos professores são apresentadas pelo discurso governamental e como ocorre na prática A participação do coletivo docente na construção dos documentos curriculares, se torna imprescindível para que ocorra a construção de um currículo aproximado das diversas realidades e contextos escolares, no entanto a pesquisa comprova que a participação dos professores de geografia não foi valorizada neste processo.