ANÁLISE ESPACIAL DO ACESSO À EDUCAÇÃO PÚBLICA BÁSICA EM MONTES CLAROS/MG
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-837X.2020.v10.31237Resumen
Montes Claros é uma cidade média do Norte de Minas Gerais que passou por um acelerado processo de expansão a partir da década de 1970. Nos últimos 50 anos, fatores como a ampliação da centralidade regional e o aumento da especulação imobiliária contribuíram para uma rápida e desigual ampliação do seu espaço urbano. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo compreender a distribuição das escolas públicas na cidade de Montes Claros e a demanda por este serviço. Para tanto, a hipótese neste trabalho ponta que a oferta de ensino público é mais desigual conforme se afasta da área central da cidade. Esta pesquisa utilizou de métodos quantitativos para o levantamento e caracterização das variáveis agregadas às regiões de planejamento e lançou mão de fontes secundárias para contextualizar os resultados. Revela-se uma alta concentração de escolas em poucas regiões que polarizam as demais.