A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: TEMAS AMBIENTAIS LOCAIS COMO TEMAS GERADORES DIANTE DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS CONTROVERSAS
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-837X.2017.v7.18064Resumen
Considerando a sociedade contemporânea imersa em uma crise do capital, sendo a questão ambiental materializada por problemas ambientais decorrentes de múltiplas formas de incorporação da natureza a partir do seu valor econômico, este artigo se propõe a pensar a prática da educação ambiental no contexto escolar na atualidade. Para tanto, constitui-se uma proposta de educação ambiental que deve mirar um enfoque interdisciplinar e na (Com)Vivência Pedagógica, defendida por Guimarães, que tenham como elemento estruturante os temas ambientais locais, alicerçada em uma reflexão e uma prática pedagógica assentada em uma pedagogia crítica sustentada em autores como Paulo Freire e Demerval Saviani. Como resultado pretende-se discutir como possibilidade uma prática pedagógica que parta dos problemas socioambientais locais propostos como temas geradores capazes de mobilizar a participação da comunidade escolar visando a constituição de um saber ambiental crítico diante dos impactos socioambientais negativos que atingem a comunidade na qual a escola está inserida.