O TRABALHO DE CAMPO NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NASCENTE E SUA PRESERVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-837X.2017.v7.18047Resumen
Os ambientes úmidos, ainda que possuam um papel fundamental na manutenção da vida, vêm sofrendo árduas intervenções em seus equilíbrios, atrelada à superexploração dos recursos hídricos propagada pela sociedade de consumo. Neste sentido, destacam-se as nascentes, como sistemas indispensáveis na manutenção de toda rede de drenagem e, consequentemente, da vida. Este trabalho apresenta resultados de discussões referentes a concepção acerca do conceito de nascentes e sobre a importância de sua preservação, sobre a ótica de alunos do Ensino Fundamental I de Escolas Municipais de Matias Barbosa-MG. Tais resultados, foram obtidos através de intervenções nas escolas, abarcando a prática do trabalho de campo. Desta forma, o objetivo deste artigo é entender como os trabalhos de campo, podem auxiliar os estudantes na construção do conceito de nascente, e por sua vez, em sua preservação.