EDUCAÇÃO PARA O RISCO: PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE RISCO AMBIENTAL

Autores/as

  • Veridiane Meire da Silva
  • Milla Barbosa Pereira
  • Carla Juscélia de Oliveira Souza

Resumen

O artigo apresenta e discute os resultados obtidos durante a realização de dois minicursos nas Universidades Federais de Alfenas (UNIFAL) e São João del-Rei (UFSJ) durante 2016. A proposta desses minicursos surge a partir de leituras e discussões realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos (GEPEGER) e, principalmente, do conhecimento obtido durante revisão bibliográfica sobre o tema risco e risco ambiental, em pesquisa de mestrado em andamento e pesquisa aprovada no edital universal 02/2014 do CNPq. As leituras e discussões no referido grupo tem como foco, até o momento, a temática risco/ risco ambiental na interface vulnerabilidade/perigo/risco, com reflexões que se desdobram para a noção e proposta de “Educação para o risco”. Portanto, o texto objetiva socializar e discutir os resultados referentes ao conhecimento, à concepção de risco e risco ambiental entre os participantes (alunos e professores universitários) e, ainda, discutir a importância desse tema no contexto de formação do profissional professor de Geografia. Os minicursos buscaram problematizar e ampliar a discussão sobre o tema risco/risco ambiental como proposta de socializar as produções e discussões a partir de vários autores e exemplos de outros países. Ao desenvolver o minicurso, pode-se constatar que o assunto é novo para 76,8% dos participantes e que existe confusão conceitual entre os termos risco ambiental e degradação ambiental.

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Publicado

2017-03-07