AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
PRÁTICA DOCENTE E PROPOSIÇÃO DE RECURSOS PARA O ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-837X.2022.v12.38896Abstract
Os alunos da educação básica precisam compreender a relação sociedade-natureza por meio da Geografia. E o ensino das temáticas físico-naturais da Geografia integra a essência desse componente curricular. Pois dá materialidade a relação sociedade-natureza, sendo essencial para a compreensão das categorias de análise, fundamento desse ensino e responsável por munir o aluno da competência de espacializar os fenômenos geográficos. Entretanto, na maioria das vezes o trabalho com essas temáticas se dá de forma superficial. Vários são os fatores que podem contribuir para que isso ocorra, interferindo na forma como a disciplina de Geografia é conduzida e na proposição de recursos didáticos para as aulas. Assim, o artigo teve como objetivo analisar a abordagem dada as temáticas físico-naturais no ensino médio, na rede pública do estado da Paraíba, a fim de propor práticas para esses temas nas aulas de Geografia. Para tal, utilizou-se questionário eletrônico (Google Formulários) divulgado por meio de redes sociais a grupos de professores de Geografia, entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Com base nas informações extraídas, os professores afirmaram que os alunos apresentam dificuldades em compreender os temas físico-naturais, e a ausência de materiais didáticos específicos para trabalhar os esses conteúdos contribui para o problema. Por fim, realizou-se a proposição de aulas em que imagens de satélite podem ser utilizadas como recurso didático para abordar temáticas físico-naturais.