Educação Geográfica Inclusiva Multissensorial: o conceito de Bacia Hidrográfica aplicada ao ensino da Geografia Física

Autores

  • Rayssa Evangelista Matos de Oliveira UFRRJ
  • Milena Gomes Santos UFRRJ
  • Sylas Ribeiro Assumpção Junior UFRRJ
  • Sarah Lawall UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2020.v10.31270

Resumo

Como tornar factível o conceito de Bacias Hidrográficas dentro do ensino de Geografia Física para os portadores de deficiência visual? Assim, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a eficácia do uso dos recursos multissensoriais para apreensão do conceito de Bacia Hidrográfica, através do uso de maquete tridimensional retroalimentada. Para isso, foi construída uma maquete com sistema fechado de alimentação (fonte) que permite trabalhar os fluxos de água da nascente ao exutório, além dos componentes do próprio sistema hidrográfico. Foi realizada uma oficina didática para discentes e docentes de diferentes segmentos educacionais na UFRRJ, os quais tiveram seus olhos vendados para a prática conduzida multissensorial. Após a oficina, os participantes destacaram a noção sistêmica e conseguiram identificar o mecanismo de funcionamento das bacias. Logo, constata-se que os recursos didáticos podem ser um elo entre a educação inclusiva e os conceitos da Geografia Física.

Palavras-Chave: Bacia Hidrográfica; Ensino Inclusivo; Experiência Multissensorial; Deficiência Visual.

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Publicado

2020-12-04