A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS RELATIVOS À CIÊNCIA DOS SOLOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO
Abstract
Diante dos crescentes impactos ambientais gerados pela degradação dos solos, torna-se necessária a conscientização sobre a importância da conservação desse recurso natural. Diversos autores apontam que a temática relacionada aos solos ainda não assumiu sua devida importância em instituições de ensino nem nos materiais adotados na Educação Básica, etapa elementar para a construção dessa consciência ambiental. Assim, o presente artigo analisa como os solos são tratados em treze coleções de livros didáticos de Geografia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio 2015, visando investigar se há correspondência entre o que os livros abordam e o que tratam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), além de verificar se é buscada a formação de uma conscientização ambiental. Ficou constatado que a abordagem sobre solos apresenta-se pouco contextualizada na maior parte dos livros, sendo necessária a realização de mais pesquisas sobre o ensino de solos na Educação Básica como forma de agregar conhecimentos aos livros didáticos, um dos materiais pedagógicos mais utilizados nas escolas públicas brasileiras.