A ABORDAGEM DE CONTEÚDOS RELATIVOS À CIÊNCIA DOS SOLOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO

Authors

  • Malena Silva Nunes
  • Ricardo José Gontijo Azevedo
  • Paulo Eduardo Alves Borges da Silva

Abstract

Diante dos crescentes impactos ambientais gerados pela degradação dos solos, torna-se necessária a conscientização sobre a importância da conservação desse recurso natural. Diversos autores apontam que a temática relacionada aos solos ainda não assumiu sua devida importância em instituições de ensino nem nos materiais adotados na Educação Básica, etapa elementar para a construção dessa consciência ambiental. Assim, o presente artigo analisa como os solos são tratados em treze coleções de livros didáticos de Geografia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio 2015, visando investigar se há correspondência entre o que os livros abordam e o que tratam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), além de verificar se é buscada a formação de uma conscientização ambiental. Ficou constatado que a abordagem sobre solos apresenta-se pouco contextualizada na maior parte dos livros, sendo necessária a realização de mais pesquisas sobre o ensino de solos na Educação Básica como forma de agregar conhecimentos aos livros didáticos, um dos materiais pedagógicos mais utilizados nas escolas públicas brasileiras.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-02-10