O DIREITO AO ESPAÇO PÚBLICO:

um estudo sobre o conceito e sua relevância

Autores

  • Lucas Labigalini Fuini Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-campus São João da Boa Vista
  • Bruna de Araújo Bezerra Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São João da Boa Vista

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2024.v14.42054

Resumo

Inspirado na obra do filósofo e sociólogo marxista francês Henri Lefebvre (1901-1991), este artigo apresenta uma discussão preliminar sobre a importância dos espaços públicos na luta pelo direito à cidade, partindo-se da hipótese de que são nesses espaços que o indivíduo se sente pertencente a uma coletividade, passando a ser um agente social e político. A pesquisa se concentra no contexto de sociedade neoliberal atual, onde os espaços públicos passaram a funcionar majoritariamente para ligar um espaço privado a outro espaço privado, intensificando os processos de exclusão social, isolamento do cidadão e inibição das ações de contestação sócio-políticas. Neste texto, optou-se pela análise de caráter qualitativo e tematização de conteúdo, através do levantamento e análise bibliográfica de autores influenciados por Lefebvre e de artigos atuais vinculados à temática encontrados em portais especializados. Como resultado parcial, foi possível identificar que o direito à cidade se refere ao direito de desfrutar plenamente da vida urbana. O espaço público é tanto o cenário da luta pelo direito à cidade como também o objeto de reivindicação desse direito, pois é nele que as pessoas se encontram e experimentam a cidade em sua plenitude.

PALAVRAS-CHAVE: Espaço público; Henri Lefebvre; direito à cidade; espaço público

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-campus São João da Boa Vista

É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da Unesp-Rio Claro, com Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano. Realizou estágio de Pós-doutorado junto à FCT/Unesp de Presidente Prudente (Gasperr). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Unesp-Rio Claro e Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da Unesp, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 6 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares e Caderno Prudentino de Geografia. É membro do Conselho Editorial da Editora do IFSP. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B e capítulos de livros.

Bruna de Araújo Bezerra, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São João da Boa Vista

Pós-graduanda em Especialização em Humanidades ― Ciência, Cultura e Sociedade, IFSP, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIFEOB Campus S. J. da Boa Vista

Downloads

Publicado

2024-07-11