AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

PRÁTICA DOCENTE E PROPOSIÇÃO DE RECURSOS PARA O ENSINO

Autores

  • GLAUCIENE JUSTINO FERREIRA DA SILVA Universidade Estadual da Paraíba
  • Josandra Araújo Barreto de Melo Universidade Estadual da Paraíba
  • Eliane Souza da Silva
  • Claúdia Adriana Bueno da Fonseca Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-837X.2022.v12.38896

Resumo

Os alunos da educação básica precisam compreender a relação sociedade-natureza por meio da Geografia. E o ensino das temáticas físico-naturais da Geografia integra a essência desse componente curricular. Pois dá materialidade a relação sociedade-natureza, sendo essencial para a compreensão das categorias de análise, fundamento desse ensino e responsável por munir o aluno da competência de espacializar os fenômenos geográficos. Entretanto, na maioria das vezes o trabalho com essas temáticas se dá de forma superficial. Vários são os fatores que podem contribuir para que isso ocorra, interferindo na forma como a disciplina de Geografia é conduzida e na proposição de recursos didáticos para as aulas. Assim, o artigo teve como objetivo analisar a abordagem dada as temáticas físico-naturais no ensino médio, na rede pública do estado da Paraíba, a fim de propor práticas para esses temas nas aulas de Geografia. Para tal, utilizou-se questionário eletrônico (Google Formulários) divulgado por meio de redes sociais a grupos de professores de Geografia, entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Com base nas informações extraídas, os professores afirmaram que os alunos apresentam dificuldades em compreender os temas físico-naturais, e a ausência de materiais didáticos específicos para trabalhar os esses conteúdos contribui para o problema. Por fim, realizou-se a proposição de aulas em que imagens de satélite podem ser utilizadas como recurso didático para abordar temáticas físico-naturais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GLAUCIENE JUSTINO FERREIRA DA SILVA, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Tecnologia em Geoprocessamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (2010). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (2020). Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2021).  Na área de ensino desenvolve pesquisas sobre os temas físico-naturais da Geografia na educação básica.

Josandra Araújo Barreto de Melo , Universidade Estadual da Paraíba

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Atualmente, é Professora Associada e responde pela Chefia do Departamento de Geografia, Universidade Estadual da Paraíba. É Professora Permanente no Mestrado Profissional em Formação de Professores/UEPB e Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede - PROFGEO.

Eliane Souza da Silva

É Bacharel e Licenciada em Geografia pela UFPB, Especialista em Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa – CINTEP, Mestra e doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) na UFPB. Possui experiência na Educação Básica como professora de Geografia e no Ensino Superior nos cursos de: Licenciatura em Geografia, nos componentes curriculares: Metodologia do Trabalho Científico e Metodologia do Ensino de Geografia; e Curso de Pedagogia da UFPB no componente curricular Ensino de Geografia. É membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Geográfica (GEPEG) e colaboradora no Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba. É pesquisadora da Capes/Fapesq, realizando pesquisas na área de Educação Geográfica com destaque nos temas: Formação e prática de professores, uso das geotecnologias no Ensino de Geografia e Ensino-aprendizagem.

Claúdia Adriana Bueno da Fonseca , Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2001), Especialização em Geografia, Meio Ambiente e Turismo pela Universidade Estadual de Goiás (2003), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2010) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba/ UFPB (2020). Atualmente é Professora no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Setorial do Curso de Licenciatura em Geografia/ UEG - Câmpus Cora Coralina.

Downloads

Publicado

2022-11-07