Início à docência: Análise de gêneros textuais em seminários - uma estratégia para aprimorar habilidades de interpretação e análise crítica no contexto de preparação para processo seletivo

uma estratégia para aprimorar habilidades de interpretação e análise crítica no contexto de preparação para processo seletivo

Autores

  • Lucas Costa UFJF
  • Luiz Fernando Pereira UFJF

Palavras-chave:

Análise crítica, Gêneros textuais, Seminários, Gêneros orais

Resumo

Este relato de experiência descreve a aplicação de seminários como estratégia pedagógica para desenvolver habilidades de interpretação e produção textual em alunos do 9º ano do ensino fundamental, no contexto de um curso preparatório para o Instituto Federal de Juiz de Fora. O objetivo foi promover a análise crítica e linguística dos estudantes por meio da exploração de gêneros textuais, utilizando uma abordagem baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O método envolveu a formação de grupos que analisaram diferentes gêneros textuais e apresentaram suas conclusões em seminários. Como resultado, os alunos demonstraram avanços significativos na compreensão e produção de textos, além de maior confiança na comunicação oral e escrita. O impacto positivo da estratégia reforça a importância de práticas pedagógicas que conectem teoria e prática no desenvolvimento de competências essenciais para o contexto acadêmico e cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-01

Edição

Seção

Relatos de experiência em sala de aula