Atividades de análise no 8º ano do ensino fundamental
Uma visão atual no estágio supervisionado de língua portuguesa
Palavras-chave:
ENSINO, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LÍNGUA PORTUGUESA, INTERACIONISMO, LINGUAGEMResumo
O estágio supervisionado é um processo na formação do professor que permite a execução prática do fazer docente diante da base teórica adquirida no percurso acadêmico. Dentro dessa experiência, o período de observação e participação de atividades práticas e de análise em aulas de língua portuguesa no 8º ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Campo Maior – PI, propiciou uma análise do ensino na contemporaneidade, possibilitando o reconhecimento da maneira como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido aplicada e quais os efeitos gerados nos discentes diante da realidade pós-pandêmica. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento dos alunos do 8º ano do ensino fundamental frente à prática docente executada, a qual segue parâmetros atuais. Nesse contexto, a elaboração dessa proposta foi baseada em Brasil (1988; 1996; 1998; 2008; 2018), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008), Pimenta e Lima (2006), Ribeiro (2021), Rojo e Barbosa (2015), Travaglia (1997), entre outros. O trabalho seguiu uma metodologia qualitativa, de cunho analítico-interpretativo por pertencer a uma experiência de estágio obrigatório observacional, o que possibilitou a constatação de aspectos atrelados ao ensino que representam legitimidade na aprendizagem. Diante disso, o destaque às atividades práticas de Língua Portuguesa durante o período de estágio é dado por proporcionarem resultados significativos à prática da professora como também à aprendizagem dos alunos, os quais vêm de uma defasagem educacional provocada pelos atrasos da pandemia da COVID-19 e, consequentemente, enfrentam desafios em uma nova adaptação à sala de aula.