As práticas de leitura de estudantes ingressantes do curso de Ciências da Computação sob a perspectiva dos Letramentos Acadêmicos
Palavras-chave:
Letramentos Acadêmicos. Práticas de Leitura. Ciências da Computação.Resumo
A leitura acadêmica não é apenas uma habilidade fundamental no ensino superior, mas também uma prática social complexa que envolve educadores e pesquisadores na sua análise e desenvolvimento. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de leitura reveladas em atividades realizadas por alunos do primeiro período de Ciência da Computação do curso de Língua Portuguesa (LPT). O estudo está fundamentado na compreensão dos letramentos acadêmicos (Lea & Street, 2006; Street, 2010; Fiad, 2011; Fischer, 2007) e da leitura como prática social (Afdal, Spernes, & Hoff-Jenssen, 2023; Baker et al., 2019). Os resultados revelam que os alunos do primeiro ano, apesar de terem pouca instrução explícita sobre o gênero estudado – resumo – utilizam práticas adequadas de leitura e escrita para produzir resumos, como síntese e objetividade. Isto demonstra que através da abordagem dos letramentos acadêmicos, esses estudantes negociam posições que ora rejeitam e ora aceitam as posições legitimadas.