Cultura escolar, aprendizagem e prática docente: retratos de uma vivência educacional pandêmica em contexto de estágio supervisionado

Autores

  • Carolina Anastácia de Souza Pedrosa
  • Aline Milena Borges da Silva Dias UFPE

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2023.v25.39865

Palavras-chave:

Escola, Prática docente, Estágio Supervisionado, Pandemia

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar registros e reflexões acerca do cotidiano escolar vivenciado no cenário da pandemia, a partir de atividades desenvolvidas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Português I, do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Pernambuco. As experiências foram colhidas no Centro de Educação Integral Cecília Maria Vaz Curado Ribeiro, escola pública municipal localizada na cidade de Igarassu/PE que atende a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. O estágio foi realizado no período de maio a agosto de 2021. O relato é construído por meio da observação sistemática das diversas faces da escola, como estrutura física e administrativa, relações com a família e comunidade, Projeto Político Pedagógico (PPP), assim como questões atinentes à dinâmica da sala de aula e à formação e prática pedagógica do professor. A experiência  trouxe, como resultado, uma compreensão global dos eventos integrantes do ambiente escolar em um momento atípico de crise sanitária nacional, em que se faz urgente a reformulação de metodologias, espaços e comportamentos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-02 — Atualizado em 2023-12-26

Versões

Edição

Seção

Artigos