Videogames sob uma perspectiva bakhtiniana: entrelaçando dialogismo e ludologia
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2023.v25.39982Palabras clave:
Dialogismo. Videogames. Teoria bakhtiniana. Ludologia.Resumen
RESUMO: Tem-se como objetivo estabelecer, com base na análise de um pequeno, porém representativo corpus, possíveis pontos de contato entre a teoria bakhtiniana, também referenciada como teoria dialógica, e a ludologia, área de estudos que tem como objeto de interesse jogos, abrangentemente. Para este fim, limitamos o escopo de modo a contemplar especificamente jogos em sua modalidade digital, os chamados videogames; assim, buscamos identificar como ocorre o dialogismo nesses tipos específicos de jogos. Apesar de ainda haver muitas desigualdades no que tange à utilização, por uma grande parte de brasileiros, de tecnologias que permitem acesso aos games, esses têm desfrutado de uma crescente popularidade, especialmente entre os mais jovens. Entretanto, pouco há disponível sobre o vínculo dialógico que se estabelece entre o usuário e essas mídias. Com efeito, apenas três artigos que operam nessa intersecção foram encontrados, todos da mesma autora: dois sobre games que têm como pano de fundo obras literárias; e um sobre advergames. A ausência de estudos que tenham em conta, concomitantemente, a teoria bakhtiniana e videogames atesta que se configura essa área como profícua para estudos futuros, já que o dialogismo nesses jogos se dá em diversos níveis: entre game/jogador, programador/jogador, jogador/jogador, dentre outros paradigmas de interação. Desse modo, partindo da análise conduzida, verificou-se a pertinência de pesquisas que tenham em conta esses paradigmas, especialmente se tomados em consideração videogames voltados para questões pedagógicas, uma vez que podem propiciar um incremento na aprendizagem, por meio das diversas possibilidades dialógicas e interativas que neles se apresentam.
PALAVRAS-CHAVE: Dialogismo. Videogames. Teoria bakhtiniana. Ludologia.