Por que professor? Docência em língua inglesa e(m) navegações identitárias

Autores/as

  • Kelli Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande
  • Eduardo da Silva Moll Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2020.v18.27625

Palabras clave:

Teoria Dialógica do Discurso. Identidade. Docência. Língua Inglesa.

Resumen

Tomando o discurso como materialização ideológica da consciência individual, o artigo investiga as navegações identitárias de professores de Língua Inglesa em vídeos-resposta publicados no YouTube através da Teoria Dialógica do Discurso. Firmando-nos num escopo sociocultural, erigimos conceitos do ideário bakhtiniano e das teorizações em identidade de Bonny Norton para criar inteligibilidade sobre as afiliações a comunidades imaginadas através do apoio coral nas enunciações concretas analisadas. Percebemos a proeminência do pathos e da autorealização do desejo como laços de alinhamento à comunidade docente, além da ressignificação da “vocação” no horizonte social. Com isso, refratamos sentidos para a condição de professor no contexto brasileiro contemporâneo.

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Publicado

2020-10-20

Número

Sección

Artigos