O frame semântico como ferramenta analítica de compreensão de experiências educacionais

Autores

  • Fernanda Raquel Oliveira Lima
  • Neusa Salim Miranda

Resumo

Apresentaremos os procedimentos analíticos que vêm sendo desenvolvidos e aperfeiçoados no projeto “Práticas de Oralidade e Cidadania”, objetivando elucidar as formas como tomamos o conceito de frame como ferramenta analítica para compreensão de experiências educacionais. Os procedimentos utilizados têm demonstrado potencial caráter replicável no campo textual e no desvelamento das perspectivas dos indivíduos sobre suas experiências sociais, logo, vimos buscando, em pesquisa de doutoramento (LIMA, com defesa prevista para 2014), aperfeiçoar e detalhar tais procedimentos sustentados pelo paradigma epistemológico da Linguística Cognitiva (LAKOFF e JOHNSON, 1999; LAKOFF, 1987; FACOUNNIER e TURNER, 2002; CROFT e CRUSE, 2004) e dois de seus modelos, a Semântica de Frames (FILLMORE, 1977, 1979, 1982, 1985) – sua mais sofisticada instanciação, a Framenet – e os Modelos Baseados no Uso (GOLDBERG, 1995; LAKOFF, 1987; TOMASELLO, 2003).

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Publicado

2019-06-16

Edição

Seção

Artigos