Atenção, multitasking e compreensão leitora: relacionando conceitos

Autores

  • Graziella Steigleder Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Karina Paz Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Aline Casagrande Rosso Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2021.v20.33314

Palavras-chave:

Atenção dividida; Multitasking; Compreensão leitora.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relacionar noções sobre atenção às formas como essa se entrelaça aos processos concernentes a multitasking e compreensão leitora, de modo a iluminar facetas sobre como esses ocorrem. Para tanto, procedemos a uma breve revisão de literatura. Os dados encontrados indicam que, se, por um lado, o desempenho em testes de leitura de multitaskers e sujeitos não engajados em tarefas secundárias é semelhante, há relativo custo para a compreensão leitora, se considerado o tempo maior que os primeiros precisam para decodificar os textos, quando comparados com os indivíduos que não estão atuando sob atenção dividida. Tais achados apresentam evidências que podem ser determinantes na escolha de procedimentos pedagógicos que levem em conta o ato de ler concomitantemente a outra tarefa, especialmente se essa for relacionada a mídias, como mensagens instantâneas encontradas em aplicativos, bem como à navegação na internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-03 — Atualizado em 2021-09-04

Versões

Edição

Seção

Artigos