O kuduro como espaço de resistência linguística do português d’Angola: Angolês
Palavras-chave:
Kuduro. Angolês. Decolonial. Resistência. ValorizaçãoResumo
O kuduro, como estilo musical e de dança, serve como uma importante manifestação cultural e identitária, ocupando um espaço relevante na vida social e cultural de Angola. Seu desenvolvimento e destaque estão profundamente conectados à história recente do país, caracterizada por conflitos e mudanças socioeconômicas. A partir disso procuro analisar e discutir o kuduro como espaço de resistência linguística do português d’Angola/Angolês. De forma a destacar a sua contribuição e importância dentro da valorização dessa língua. Para isso, examino o remix da música “De Faya” do grupo Xtrubantu e Telma Lee, assim como a letra da música “Tala” do Elenco do Rangel, e a música dos kuduristas DJ Naile, Pockey Cy e Pé Do Galo com o título “Bico dos FAA”. Onde coleto expressões e frases que fazem parte do português de Angola para verificar de que modo elas estão presentes nessas letras de kuduro. E dentro desse raciocínio, procuro desconstruir, a partir da visão decolonial, a ideologia em torno da língua certa e errada vinculada ao pensar colonial dentro do ensino de língua.