Gêneros textuais em contextos reais de uso

estratégias de ampliação do repertório linguístico e discursivo

Autores

  • Fábio Leandro Andrade Ribeiro Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2024.v26.39986

Palavras-chave:

Língua. Prática social. Gêneros textuais.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de demonstrar como o trabalho com a língua, a partir de produções de gêneros textuais, por meio de sequências didáticas, coloca o texto como objeto central de estudo e o estudante como protagonista do processo de aprendizagem, criando um cenário mais propício para uma aprendizagem mais abrangente e significativa. Situada na área da Linguística Aplicada, a fundamentação teórica parte das diretrizes educacionais previstas nos PCNs e na BNCC que orientam o ensino da língua na perspectiva da participação social e de práticas de linguagem, ampliando-se em teorias apresentadas por Antunes (2003), Marcurchi (2005, 2008), Moita Lopes (2006) e Benveniste (1988), que nos mostram a relevância de um trabalho que transgrida o convencional e explore a língua como prática social. O trabalho resulta de uma pesquisa sobre uma prática educativa desenvolvida numa escolha pública de Ensino Fundamental. As discussões aqui estabelecidas vão apresentar resultados da prática pedagógica desenvolvida com base em gêneros textuais que impactam positivamente a aprendizagem dos estudantes e servem de caminho possível para outros professores.

 

 

 

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Publicado

2024-02-10

Edição

Seção

Artigos