Ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental guineense

Autores

  • Nuna Nunes Correia Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2022.v23.38554

Palavras-chave:

: Ensino de português. Ensino Fundamental. História dos avós. Contexto guineense.

Resumo

As discussões em torno da situação do ensino da língua portuguesa na Guiné-Bissau têm se tornado cada vez mais frequentes, pois mesmo sendo a língua oficial e de escolarização, o português não constitui a língua do dia a dia, o que torna o seu ensino um processo muito complexo. O ensino que estamos tratando aqui se refere não só às práticas dos professores dentro de salas de aulas, mas também aos próprios materiais didáticos que orientam as práticas dos professores. Sendo assim, neste trabalho, buscamos analisar, por meio do material didático História dos avós: caderno de exercícios, 4º ano, o ensino de português no Ensino Fundamental da Guiné-Bissau. Isto é, a partir do deste material, procuramos nos concentrar apenas na maneira como as atividades gramaticais foram apresentados no livro para o processo de ensino. Para isso, fizemos pesquisa documental com uma abordagem qualitativa e, nos baseamos nos escritos de XXXXX (2021); Cá (2019); Baldé (2013); Antunes (2003). As análises mostraram que o material didático se dedica aos exercícios gramaticais descontextualizados e fragmentados, focando nas divisões de grupos nominais e verbais, conjugações de verbos, sinônimos e antônimos, adjetivos e pronomes. Com isso, percebemos que o ensino de português no Ensino Fundamental guineense, a partir do livro didático, se fundamenta na perspectiva tradicional, focando na gramática normativa como centro das atividades, impedindo o aluno de desenvolver a competência comunicativa.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos