A relevância da interação no ensino de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2023.v24.38542

Palabras clave:

Interação, Hipótese de Interação, Língua Inglesa., Educação

Resumen

A interação tem atraído pesquisadores no âmbito da influência das relações pessoais na aquisição de segunda língua (SLA). A Hipótese de Interação afirma que a interação comunicativa relaciona o insumo de linguagem às habilidades e aos resultados de aprendizagem do aluno (output), de modo que os estudantes possam alterar seus resultados, desde que receba um insumo compreensível. Este artigo examina as implicações e a relevância da interação no âmbito da Teoria das Hipóteses de Interação no Ensino e Aquisição de Língua Inglesa em escolas públicas brasileiras. O trabalho visa apresentar os fundamentos teóricos e relacioná-los com a prática em sala de aula. A realidade brasileira do ensino de segunda língua é o ponto de partida para possíveis aplicações dos fundamentos teóricos relacionados a essa teoria. Uma perspectiva cronológica em relação ao Modelo Monitor de Krashen e a hipótese dicotômica de Aquisição e Aprendizagem é delineada. As cinco hipóteses de Krashen são apresentadas com ênfase na Hipótese de Insumo e na Hipótese de Interação. A segunda parte refere-se a uma breve análise da realidade das aulas de inglês como língua estrangeira no Brasil. Sugerem-se como processos interacionais pessoais podem ocorrer no referido contexto com alunos e professores. Em seguida, as tarefas e características dos alunos são discutidas e analisadas, com ênfase nas atitudes dos professores e nas aptidões, motivação e habilidades especiais dos alunos no contexto do ensino de línguas no país.

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Biografía del autor/a

Allan Cordeiro da Silveira, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Londres (2016) e mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2020). Atualmente, cursa doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na linha de pesquisa de história, política e contato linguístico. Tem experiência na área de Ensino, com ênfase em Linguística Aplicada e Relações Interculturais.

Publicado

2023-08-01

Número

Sección

Artigos