Cenografias do trabalho docente no manual do professor de língua portuguesa

Autores

  • Rosinélio Rodrigues da Trindade Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2022.v22.34796

Palavras-chave:

Livro didático de português, Manual do professor, Cenografia docente, Ethos discursivo

Resumo

Este artigo busca compreender as cenografias do trabalho docente no manual do professor (MDP) e o ethos didático, por ele em evidência, nas propostas pedagógicas apresentadas como condição de êxito do dia a dia da sala de aula. O enfoque oportuniza uma abordagem iconotextual discursivamente constituída na materialidade visual e textual do MDP alinhado às perspectivas teóricas e metodológicas da Análise do discurso francesa, a partir das contribuições de Dominique Maingueneau (2020; 2015; 2013), especificamente no que concerne as noções de cenografia e ethos discursivo. O objeto de estudo são os MDP do 6º e 9º ano da coleção Português linguagens de William Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães, 5ª edição reformulada, ano 2009, aprovada no edital do PNLD 2011, que chamou atenção pelo grande número de adesões nas escolas urbanas do município de Cametá-Pará, A pesquisa mostra que o MDP, assim como o livro didático direcionado ao aluno, são instrumentos de apoio pedagógico que exercem forte influência sobre o dia a dia escolar do professor e que por isso, precisa reafirmar constantemente seu caráter pedagógico nesse contexto pela aderência de um ethos didático de referência.

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Publicado

2022-09-02

Edição

Seção

Artigos