Aprendizagem móvel como prática contemporânea

o papel da formação e ação docente em novos contextos de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1808-9461.2021.v20.33404

Palavras-chave:

Aprendizagem Móvel, Formação Docente, Ensino à Distância, Aprendizagem Ubíqua

Resumo

A crescente demanda por soluções inovadoras aliadas às práticas de ensino e aprendizagem gera um aumento no uso de dispositivos móveis não apenas por parte dos alunos, mas também por professores em suas práticas pedagógicas. Este artigo busca traçar uma reflexão a partir da análise de relatos de práticas docentes de pesquisadores cujas experiências foram baseadas nas mais recentes teorias sobre aprendizagem móvel. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico de publicações recentes (entre 2013 e 2019) que abordam conceitos-chave dos debates sobre aprendizagem móvel conforme propostos no programa de conteúdo de aulas do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (POSLIN/UFMG), no segundo semestre de 2020. Traçando um fio condutor que nos leva do operacional ao social, conclui-se que  a aprendizagem móvel precisa ganhar mais atenção nos currículos de formação de professores, visando não somente ao reconhecimento das tecnologias e suas affordances mas, também, reflexões constantes sobre a postura do educador diante das novas tecnologias e das práticas (sociais) digitais por intermédio de dispositivos móveis.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza, Universidade de São Paulo - USP

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - DLM - USP

Mestre em Social and Cultural Anthropology - Vrije Universiteit Amsterdam (VU)

Especialista em Ensino de Inglês pelo CEI/ELI - UFMG

Bacharel em Comunicação Social - UFMG

Brenda, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestranda em Estudos Linguísticos - POSLIN/UFMG

Licenciada em Letras - Português/Inglês) - PUC Minas

Rosangela, Pesquisadora Independente

Pós-graduada em Tradução de Inglês - UNESA

Licenciada em Letras - Português/Inglês - UTP

Marco Aurélio, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutorando em Estudos Linguísticos - PPGEL/UFU

Mestre em Estudos Linguísticos - PPGEL/UFU

Mariana, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Licenciada em Letras e Literatura Inglesa - UFES

Mestranda em Estudos Linguísticos - POSLIN/UFMG

Vagno, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Estudos Linguísticos - POSLIN-UFMG

Mestre em Linguística - UFES

Especialista em Língua Inglesa - FIJ/RJ

Licenciado em Letras - Português/Inglês e Literaturas - UNEB

Downloads

Publicado

2021-09-03

Edição

Seção

Artigos