Projetos de multiletramentos como caminho pedagógico para o ensino de língua portuguesa no ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.34019/1808-9461.2020.v19.27661Palavras-chave:
Projetos de multiletramentos, ensino básico, letramentoResumo
Este artigo busca refletir sobre a perspectiva de projeto de multiletramentos como caminho metodológico e pedagógico que visa aproximar o contexto escolar à vivência extraescolar do aluno. Tem como argumento que as práticas sociais de leitura e escrita como ponto de partida, na disciplina de língua portuguesa, contribui para uma aprendizagem significativa e relacionada estreitamente à vida. Para isso, há a necessidade de considerar os letramentos locais, as tecnologias de comunicação e informação e as culturas juvenis. Assim, toma como elemento fundante que as tecnologias alteraram os modos de comunicação contemporâneos, os quais possibilitaram um novo ethos, de modo que as instituições escolares precisam compreende-los para ressignificar suas práticas, principalmente, em relação ao ensino de língua portuguesa, visto que as práticas sociais de leitura e escrita do alunado estão mais híbridas e colaborativas. À vista disso, é preciso romper com a tradição escolar e inserir a perspectiva de trabalho com projeto, a fim de possibilitar que os alunos possam ser protagonistas de suas vivências escolares.