O discurso prefacial de tradutores: um estudo enunciativo

  • Thiane Ceconi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Valdir do Nascimento Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Tradução, Tradutor, Paratexto, Enunciação

Resumo

Este trabalho propõe um estudo enunciativo de prefácios de tradutores, entendidos como paratextos (cf. Genette 1987), à luz da Linguística dos prefácios de Henri Mitterand (1980), cuja base é a teoria da enunciação de Émile Benveniste. Tal texto tem, de acordo com Mitterrand (1987), características linguísticas regulares, o que permite falar em uma “gramática prefacial”. Inspirado em Benveniste, Mitterand considera que o prefácio carrega as características do discurso em geral. O corpus estudado é composto de oito (08) prefácios que abordam o processo tradutório. Como conclusão, damos destaque à relevância dos aspectos enunciativos da instância prefacial de uma tradução - que condensa um fragmento da experiência do tradutor ao descrever a sua atividade e justificar as tomadas de decisão - como índice da visibilidade e da presença do tradutor na obra traduzida.

Biografia do Autor

Thiane Ceconi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Thiane Ceconi é graduanda em Bacharelado em Letras - Tradutor Português e Inglês na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É bolsista de iniciação cient´ífica PIBIC CNPq-UFRGS na área de Estudos da Linguagem sob orientação do Prof. Dr. Valdir do Nascimento Flores.

Valdir do Nascimento Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Valdir do Nascimento Flores é Doutor em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou estudos de pós-doutorado (CNPq) na Université de Paris XII-Val-de-Marne e na Université de Paris X-Nanterre (CAPES). Atualmente, é professor Titular de Língua Portuguesa do curso de graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor e orientador do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Universidade. É pesquisador PQ-CNPQ.

Publicado
2020-10-19
Seção
Artigos