Desvendando a referenciação em uma audiência de conciliação: uma abordagem socio-interacional

Autores

  • Glauce Soares Fernandes
  • Patrícia Martins Neves Crochet

Palavras-chave:

Referenciação, Interação, Cognição, Objeto-de-discurso

Resumo

Este artigo pretende desvendar os processos de referenciação em uma audiência de conciliação do Procon de Juiz de Fora, evidenciando como a questão é complexa e produtiva. Para tanto, assumisse os pressupostos teóricos da abordagem sócio-interacional e também a visão cognitivista que acredita que os referentes não podem ser definidos a priori do contexto comunicativo, pois eles são, antes de tudo, objetos do discurso criados no momento exato em que são exigidos e de acordo com as intenções comunicativas dos participantes da interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROWN & YULE. The nature of reference in text and in discourse. Discourse Analysis. Cambrige Unifersity Press, 1983.
CHAFE, W. Givenness, contrastivennes, definteness, subject, topics and point of view. In.: LI, C. (Ed.). Subject and topic. New York: Academic Press, 1976.
GORSKI, Edair. Condições de entrada e de continuidade do REFERENTE em narrativas orais. 1985. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 1985.
KOCH, Ingedore Vilaça. A construção sociocognitiva da referência. In.: II Conferência Internacional de Cognição, 2004, Juiz de Fora.
______. Desvendando os segredos do texto. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
______. & MARCUSCHI, L. A .Processos de referenciação na produção discursiva. D.E.L.T.A., 14. p. 69-80.Número especial. 1998
LYONS, J. Referência, Sentido e Denotação. In.: Semântica. Vol 1 Ed. Presença Lida, Lisboa , 1977.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Quando a referência é uma inferência. GEL de 2000, São Paulo, 2000.
MATEUS, Maria Helena Mira et al. Gramática da Língua Portuguesa .2 ed. Lisboa: Caminho, 1989. p. 51-76.
PRINCE, Ellen F. Toward a taxonomy of given-new information. In.: COLE, P. (Ed.). Radical pragmatics. New York: Academic Press, 1981.

Publicado

2005-06-07

Edição

Seção

Artigos