A redentora e o ex-escravizado

memória coletiva, representações dos negros e a construção da imagem da princesa Isabel.

Autores

  • Luan Pedretti de Castro Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bianca Marlene da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2359-4489.2022.v8.36681

Palavras-chave:

memória; representação; Princesa Isabel; história pública; Juiz de Fora.

Resumo

O presente artigo se constitui através da análise de duas obras – sendo um busto e uma escultura, respectivamente: Busto à Princesa Isabel, produzida pelo escultor Humberto Cozzo e Ex-escravo louvando aos céus pela sua libertação, de Adauto Venturi. Sendo localizadas na cidade de Juiz de Fora, a primeira instalada no jardim do Museu Mariano Procópio e a segunda, em uma área urbana em frente ao Parque da Lajinha. Ambas trazem um elemento comum: a representação sobre pessoas negras escravizadas na região de Juiz de Fora no momento da abolição, construindo narrativas diferentes sobre o mesmo fato. Logo, a partir da análise destes monumentos, buscaremos compreender de que maneiras a imagem da princesa foi construída historicamente enquanto "redentora'' - e que reflexos acaba deixando no tempo presente na formação da memória pública da cidade. Não obstante, pretendemos também refletir sobre a representação de pessoas negras em uma cidade que concentra disputas de memórias sobre a participação de grupos étnicos na construção de si, no passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Marlene da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora de História licenciada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF; 2019). Mestranda no Programa de Pós Graduação em História (UFJF) e Pós graduanda na Especialização em Relações de Gênero e Sexualidades: Perspectivas Interdisciplinares (UFJF). Pesquisadora do AFRIKAS - Grupo de Pesquisas em Estudos Africanos, também integra os grupos de estudos GENI - Estudos de Gênero e Interdisciplinaridade e GESED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade. Foi bolsista do Projeto de Extensão Coletivo Marielle Franco: ações de combate à cultura de estupro no ambiente universitário (2019-2020); Iniciação Científica do projeto Que Educação para que país: uma análise das políticas educacionais sob o olhar da escola (2018); Monitoria em História da África (2017) e do Projeto de Extensão Memória e Patrimônio Artístico-Cultural das Comunidades Negras da Zona da Mata Mineira: Ações Integradas entre Comunidade, Poder Público e Universidade (2016). Integrou o Grupo de Estudo em Sistemas de Ensino - GESE (2018).

Referências

ALMEIDA, R. C. Palimpsestos urbanos: aprendizagens históricas em tramas de memórias da cidade. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011.

BARRETO, Ana Claudia de Jesus. O lugar dos negros pobres na cidade: estudo na área de risco no Bairro Dom Bosco. 1. ed. Juiz de Fora; FUNALFA, 2013.

BATISTA, Rita de Cássia Souza Feliz. O negro: trabalho, sobrevivência e conquistas em Juiz de Fora de 1888 a 1930. Juiz de Fora (MG), Funalfa Edições, 2006.

BATISTA, Caio da Silva. Cotidiano e escravidão urbana na Paróquia de Santo Antônio do Juiz de Fora (MG), 1850-1888. Juiz de Fora (MG), Funalfa, 2015.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Pactos narcísicos da branquitude: Branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. São Paulo, 2002. <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-18062019-181514/publico/bento_d o_2002.pdf>

CHAGAS, Mário de Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Cadernos de Sociomuseologia. nº13, 1999. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/issue/view/30

CHRISTO, Maraliz de C. V. Entre a cozinha e o exótico, representações do negro no acervo do Museu Mariano Procópio. In: Coleções em diálogo: Museu Mariano Procópio e Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2014, p. 268-281.

COSTA, Carina Martins. Memórias silenciadas, memórias disputadas: os museis históricos e as representações do negro. In: DAIBERT, Robert; PEREIRA, Edimilson. (Org.) Depos, o atlantico: modos de pensar, crer e narrar na diáspora africana.

COSTA, Carina Martins; DAIBERT JR., Robert. Sentidos do passado: visões da história nacional nas galerias do Museu Mariano Procópio. In: Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História. Florianópolis, 2011. Disponível em: http://www.abeh.org/trabalhos/GT04/completocarina.pdf.

DAIBERT JR, Robert. Santa Isabel e o escravo devoto: a princesa redentora por olhares negros e brancos. Anais do Museu Mariano Procópio.Juiz de Fora, v.1,nº1, 2014.

hooks, bell. Olhares Negros. Raça e Representação. São Paulo: Editora Elefante, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: Episódios do racismo cotidiano. Rio de Janeiro: editora Cobogó, 2019.

JENKINS, Keith. A História Repensada. São Paulo: Contexto, 2011.

MACHADO, Eduardo de Paula. A construção de uma memória familiar no Museu Mariano Procópio: o mausoléu da família Ferreira Lage. Juiz de Fora, 2017. (Trabalho de

Conclusão de Curso, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas; sob orientação da profª. Maraliz de Castro Vieira Christo).

MATTOS, Hebe; ABREU, Martha and GURAN, Milton. Por uma história pública dos africanos escravizados no Brasil. Estud. hist. (Rio J.)[online]. 2014, vol.27, n.54, pp.255-273. ISSN 0103-2186.

NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras: Relações raciais, quilombos e movimentos / Beatriz Nascimento; org. Alex Ratts - 1º ed - Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

NORA, Pierre. Entre Memória e História: a problemática dos lugares. Prof. História, São Paulo. 1993

PINTO, Rogério Rezende. Alfredo Ferreira Lage, sua coleções e a constituição do museu Mariano Procópio - juiz de fora, mg. 358f. Juiz de Fora, 2008. (dissertação de mestrado, História, UFJF; sob orientação da profª. Maraliz de Castro Vieira Christo).

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. IN: Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, 1989.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

(1)
Pedretti de Castro Ferreira, L.; Marlene da Silva, B. A Redentora E O Ex-Escravizado: Memória Coletiva, representações Dos Negros E a construção Da Imagem Da Princesa Isabel. FDC 2022, 8, 54-75.